segunda-feira, 17 de novembro de 2014 Tags: 0 comentários

REFLEXÕES SOBRE O BULLYING

Trabalho orientado pela Prof.ª Jemima Quézia no 9ºA matutino

Bullying
O bullying é um caso que está sendo muito comum no nosso dia a dia. Mas quando falamos sobre bullying achamos que só é um caso de agressão física. Não , o bullying é um caso de agressão psicológica também. A partir do momento em que se apelida alguém você está cometendo  bullying e isso é um grande problema.  É errado! Essa pessoa vai ficar pressionada, imaginando algo. Devemos perceber que isto é errado. Compreender que, a partir do momento que esse tipo de agressão começa a ser feito, está prejudicando o psicológico de alguém, afetando aquela pessoa.
O bullying, que já acontece há bastante tempo, sempre esteve presente na nossa sociedade, mas está voltando principalmente no ambiente escolar. É um caso que deve ser dialogado. Os pais devem conversar mais com seus filhos, falar que não é certo porque, se isso não acontecer desde cedo, será um caso que trará muitas complicações  tanto para as pessoas que estão sendo afetadas quanto para a própria pessoa que está realizando esta ação.

Talita Monielly

O mundo do bullying

Diversos jovens de várias idades e de todos os lugares do mundo sofrem o drama diário do bullying. Mais afinal, o que é bullyng? Como ajudar essas pessoas? Qual a importância da participação da sociedade nessa problemática?
Nas escolas é onde a prática do bullying é mais comum. Isso faz com que muitos jovens queiram passar longe das escolas. As agressões normalmente são ocasionadas pelo perfil da vítima, o peso, a altura, cor, escolha sexual, até mesmo, o modo de se vestir, falar e andar.
Existem outras formas de bullying e uma delas é através de humilhações por meio de redes sociais: o cyberbullying.
O bullying vai muito além de apelidos maldosos e pode causar a vítima grandes transtornos, tanto físicos quantos psicológicos. Em salas de aulas,  o agressor usa o bullying como uma arma para atingir popularidade, as vezes sem saber o quanto está prejudicando seu colega de classe.
Escolas em parceria com professores e funcionários têm de mostrar para ros alunos o quanto essa atitude é prejudicial. O papel da escola é alertar e conscientizar. E o do aluno é compreender e respeitar.

Williana Fernandes


 Agressão entre jovens

Uma das maiores e atuais preocupações na nossa sociedade é onde os jovens vão parar com essas desigualdades entre si, que os levam a agredir, humilhar e apelidar de forma intencional os que são considerados diferentes entre os demais, dai decorre o bullying.
O bullying está se tornando cada vez mais frequente nas escolas e pode ter diversos fatores. Falha na educação dos pais, traumas de infância e má convivência com a família são alguns desses fatores que levam uma pessoa a se sentir superior perante as outras pessoas. Ou alunos pensam que podem ser melhores que os outros e agridem apenas para se divertirem e provar que são melhores.
Na maioria das vezes, as escolas simplesmente não admitem que o lugar pode ser um ambiente para a prática do bullying e deixam de cumprir seu papel e evitar e não permitir que os alunos pratiquem qualquer tipo de agressão. Mas o bullying não se estende apenas nas escolas, outros lugares, como a internet, também são palcos para intimidações, ofensas e discriminações que levam a vítima ao isolamento social, depressão e até a morte.
Logo, outros lugares poderão servir para essa prática lamentável. Portanto, podemos tomar medidas para que o bullying venha a cessar, como atividades e palestras nas escolas, conversas com os pais, alunos e coordenadores para que todos possam identificar supostos casos e buscar punir severamente os agressores para que, um dia, todos possam ter uma convivência saudável e sem esse mal chamado bullying.

Alana Cristina

O bullying cresce cada vez mais

Muito se debate hoje em dia a respeito do bullying, uma forma de violência que  é bastante frequente em escolas e redes sociais. O que é um problema grave porque o bullying se trata da discriminação, preconceito e muitos, simplesmente acham normal, que é “coisa passageira”.
Porém , da forma como o bullying está evoluindo, não será tão passageiro. Nas escolas é comum uns alunos apelidarem outros, por serem menos populares, atléticos, magros. Nas redes sociais, as famosas piadas, indiretas, usam palavras de baixo calão que atingem as vítimas de uma forma gravemente séria.
Muitas vezes nas escolas, os educadores deixam passar despercebido este ato, o que não é correto. Não só nas escolas, mas também em casa, os pais não têm controle sobre o que os filhos costumam acessar.
Em virtude dos fatos mencionados, podemos perceber que o bullying acontece em todos os locais e que cabe a cada um de nós tomarmos atitudes para combatê-lo. Nas escolas, os alunos e educadores devem ser conscientizados sobre o assunto e deverá ocorrer uma punição aos agressores. Em casa, os pais devem orientar os filhos e tomar conhecimento das suas ações. Lembre-se: o bullying só existe se você permitir.

Eukária Monalynne

sexta-feira, 14 de novembro de 2014 0 comentários

Teatro na escola

Alunos do 7A encenando O nascimento de Jesus.
Trabalho de Ensino Religioso , orientado por SandtaPaiva.

quarta-feira, 12 de novembro de 2014 Tags: 0 comentários

REUNIÃO PEDAGÓGICA / ESCOLA SUSTENTÁVEL


Data: 04/11/2014
Horário: 19h
Objetivo: Apresentar o programa Escola Sustentável e planejar  ações para sua execução.

PAUTA

  • Boas-vindas
  • apresentação do Programa Escola Sustentável
  • Elaboração de metas e planejamento de ações para o programa Escola Sustentável.
  • Encerramento

terça-feira, 4 de novembro de 2014 0 comentários

Encenação "O nascimento de Jesus"

Trabalho de Ensino Religioso desenvolvido pelos alunos do 8A, com orientação da Prof. Sandra Paiva.

INCENTIVO A LEITURA

Trabalho de incentivo a leitura desenvolvido pelos bibliotecários Neto Romão e Aldízia Mendes. Com participação de Paulo Pessoa.
Em fotos:

Abertura / Por Socorro Felipe - Gestora
Na locução, Aldízia Mendes
E a pequena leitura do ano foi: Maria Eduarda, aluna do 7 ºA
Contando o que leu, do livro "Amanhã você vai entender, de Rebeca Stand          "
A galerinha do matutino / Atentos na plateia
Neto Romão entregando a premiação a Maria Eduarda
E Paulo Pessoa fez a festa...
Contando literatura: A hora da estrela / Clarice Lispecto
Cantando com os fantoches: Abre a porta Mariquinha...
Nossos artistas: Wender Enzo e Gabrielle Fernandes
Palestrando sobre a importância da leitura
Declamando os versos : Cante lá que eu canto cá , de Patativa do Assaré
Do repertório de Câmara Cascudo: O padre, o estudante e o caboclo, uma história de esperteza
Aplausos e encerramento