sexta-feira, 22 de março de 2013 Tags: , , 0 comentários

ENTREGA DO LIVRO DIDÁTICO / REUNIÃO DE PAIS

A entrega do livro didático foi realizada em 21/02. Os livros foram entregue aos alunos, e posteriormente, foi feita reunião com os pais para assinatura do termo de compromisso e repasse de informações sobre o ano letivo.

 Alunos recebendo os livros didáticos
REUNIÃO DE PAIS
Data: 21 e 22/02/201
Horário: 8h e 14h
Objetivo: Conversar com os pais sobre assuntos relacionados as responsabilidades com a educação e a aprendizagem dos discentes  e firmar acordo sobre o fardamento escolar.
PAUTA
 Registro da presença
  • Boas vindas
  • Conversar sobre: Livro didático - Uso do celular na escola - Frequência escolar - Acompanhamento diário da vida escolar dos discentes - Avaliação da aprendizagem.
  • Firmar acordo sobre o fardamento escolar: apresentar o modelo da farda e combinar a data para iniciar o uso do fardamento - 04 de março.
  • Agradecimento e encerramento.

 
Diretor Ivonaldo Alves e vice diretora Sandra Morais - no comando da reunião

segunda-feira, 18 de março de 2013 Tags: , 0 comentários

DIA INTERNACIONAL DA MULHER


ESCOLA ESTADUAL PROFESSOR GERSON LOPES
ENSINO FUNDAMENTAL / APODI – RN

INSPIRE-SE NAS MULHERES DA BÍBLIA
08/03/2013
       Aproveite o Dia Internacional da Mulher e aprenda lições com as mulheres mais marcantes do livro sagrado dos cristãos
 Débora, à frente do próprio tempo
       Era uma dona-de-casa comum, mas foi escolhida para ser juíza. Foi a única mulher das escrituras sagradas a ocupar um cargo político com excelência. Ela se definia como "mãe de Israel e fazia de tudo para o bem da nação (Juízes 4:4-16). 
Principais virtudes
       Débora era bastante virtuosa: mãe de família, profeta, temente a Deus e líder militar. Traçou estratégias de batalha e conquistou muitas vitórias para Israel na época dos juízes. Foi a libertadora do povo hebreu em tempos de guerra contra os cananeus. 
Características
Líder Ela não se intimidou por ser mulher e ganhou o respeito dos líderes de Israel.
Estrategista Débora sempre buscava maneiras de combater os inimigos buscando inspiração junto ao Senhor e, por isso, tinha êxito em tudo que fazia.
Conselheira Era preocupada com as pessoas e sempre dava conselhos, discutindo e sugerindo soluções para quem estava com problemas. 
Seja como Débora
      Ela é a prova de que uma mulher pode ser profissional e dona-de-casa ao mesmo tempo. Para imitá-la, procure ser atenciosa e justa. Administre bem o seu tempo e não tome decisões sem antes planejar tudo direitinho.

Ester, a corajosa 
      Foi a rainha mais importante que Israel já teve. Judia e órfã, ela foi criada por um parente. Quando se casou com o rei Assuero, Ester fez de tudo pelo povo judeu. Tem um livro da Bíblia só dela. 
Principais virtudes
      Ester descobriu um plano para exterminar todos os judeus. Ela se preparou espiritualmente com um jejum de três dias e orações. Ao final do período, Ester revelou ao rei que era judia e conseguiu salvar o povo. 
Características
Sábia Diante de uma situação difícil ela não se desesperava: buscava soluções em Deus para tomar decisões.
Destemida Não ficou com medo de agir para salvar os judeus. Era ousada e inteligente, e tinha uma fé admirável.
Humilde Em vez de se mostrar a dona da razão, ela procurava respeitar a opinião dos outros.
Seja como Ester
   Não aja por impulso, procure sempre orar antes de tomar as suas decisões. Ester também era muito atenciosa.

Sara, a esposa perfeita
    Esposa de Abraão, o primeiro dos patriarcas bíblicos. Deus prometeu a Abraão um filho que daria origem a todo o povo de Israel. Sara foi a mulher escolhida para dar à luz essa criança. Ela era chamada de mãe de multidões e vista como o modelo ideal de mulher casada. 
Principais virtudes
    Sara era estéril e mostrou ter muita fé quando não desistiu de ter o filho que o Senhor lhe prometeu. Ela perseverou na crença e, aos 90 anos, deu à luz Isaque, que era o herdeiro da promessa feita a Abraão. Por isso, ela é a única mulher mencionada entre os heróis da fé (Hebreus 11:11), pessoas que exercem influência até hoje, como Moisés e Davi. 
Características
Dedicada O filho e o marido dela podiam sempre contar com ela. Ela estava ao lado deles em qualquer situação. Acompanhava Abraão em todas as viagens.
Fiel a Deus, Sara não  desistia fácil das promessas  de Deus e procurava fazer as vontades dele.
Alegre Ela recebia as pessoas em casa com felicidade e as servia com prazer. 
 Seja como Sara
    Não desista nunca dos seus sonhos. Seja confiante em Deus e nas promessas dEle. Coloque sua família em primeiro lugar, seja companheira e procure ter os mesmos objetivos que o seu marido.

Rute, a companheira fiel
     Rute era casada com o hebreu Malom e se dava muito bem com a sogra, Noemi. Quando ficou viúva, se apegou muito à sogra, a ponto de acompanhá-la até Belém. Lá, se casou com Boaz e reconstruiu a própria vida. Jesus é um dos descendentes de Rute. 
Principais virtudes
    A amizade, a fidelidade, a dedicação e o desprendimento. Fez um dos mais lindos votos de amizade à sogra.
Onde quer que pousares, ali pousarei eu. O teu povo é o meu povo, o teu Deus é o meu Deus (Rute 1:16). 
Características
Amiga Tratava bem a todos e era muito carinhosa.
Responsável Trabalhava em campos de cevada e nunca reclamava do trabalho, fazendo o melhor.
Confiável Procurava ser honesta e íntegra nos afazeres diários. Tinha uma boa reputação e chamava a atenção dos chefes por isso. 
Seja como Rute
     Ela era uma mulher muito doce e competente. Para agir como Rute, seja íntegra em tudo que fizer: trabalho, casamento e família. 

 Estratégias de trabalho
  
Ø  Falar sobre a data e propor análise do perfil de algumas mulheres citadas na Bíblia Sagrada.
Ø  Leitura (Pode ser feita uma leitura compartilhada, e professor e alunos vão comentando aspectos do texto que considerarem relevantes). Enfatizar que será feita perguntas relacionadas ao texto.
Ø  Dividir a turma em 2 grupos.
Ø  Dispor em uma mesinha, as cartas com balas e aranhas embaralhadas e dois copinhos descartáveis ( um para cada grupo).
Ø  Convidar um aluno do grupo 1, ele retira uma carta, se tiver a figura de aranha ele não responderá nenhuma pergunta, se tiver a figura de uma balinha ele responderá a pergunta de número correspondente . Se acertar, uma bala será colocada no copo da sua equipe e, assim proceder até terminar todas as perguntas.
Ø  Ganha a disputa quem tiver mais bombom no copinho.
Ø  E, final surpresa: cada aluno ganha um bombom.
EM FOTOS:
 
 Momento de leitura e reflexão
Figura da balinha é só comemoração
Figura da aranha, de novo!!!
Nos bastidores:
Uma mensagem trufada para todas as mulheres da EEPGL:
Mulher,
de todas, a mais linda, a mais bela e perfumada flor!
Vieste para alegrar nossa existência, embelezar a nossa vida, perfumar nosso caminho...
Feliz Dia Internacional da Mulher



CONCURSO DE REDAÇÃO / RESULTADO

Enfim, divulgamos as redações selecionadas - fruto da oficina de leitura e escrita realizada no 1º dia de aula. A entrega da premiação foi feita pelo diretor Ivonaldo Alves. Na oportunidade, o diretor parabenizou todos os alunos pela participação nas atividades propostas pela escola e enfatizou a importância de elogiar os bons trabalhos por eles realizado. 
Confiram os textos e os ganhadores:
TURNO MATUTINO
A IMPORTÂNCIA DO ESTUDO
Muitas pessoas em todo o mundo querem ser alguém na vida, ter uma boa profissão, uma boa qualidade de vida, mas muitas delas não tem o interesse dos estudos, muitas não prestam atenção nas aulas, não respeitam o professor e acabam se prejudicando.
Por outro lado da história, algumas pessoas tem o interesse do estudo, pois sabem a dificuldade de um analfabeto na vida em sociedade.
Há também as crianças que tem o interesse mas, algumas moram longe, trabalham para sustentar a família e isso acaba atrapalhando os seus estudos.
Portanto os estudos no leva a vários caminhos, principalmente aos bons.
Por isso, estude, faça a diferença, aprenda, seja educado. Viva os momentos intensamente mas, principalmente, valorize o que você tem na sua vida.
Jordana de Oliveira Lima / 6ºB
A IMPORTÂNCIA DOS ESTUDOS
Todos nós temos sonhos e, um deles, é um futuro melhor, uma casa própria, um carro na garagem, ganhar um bom dinheiro todo mês... Mas: as coisas são assim?
Bom, as coisas são assim para quem estuda, para quem presta atenção nas aulas. Já para quem leva os estudos na brincadeira, bem esses eu já não posso dizer exatamente o que o destino lhes traça!
O futuro, o meu, o seu futuro depende de cada um de nós.
Então estude, faça a diferença, se destaque pelos seus estudos e não pelas brincadeiras, não por ser um 'palhaço'.
Que futuro tem uma pessoas que brinca na sala de aula, que bagunça as aulas? Para esses, não vejo um futuro, um bom futuro, um futuro que todos merecem ter.
É como dizem: 'A gente colhe o que a gente planta'. Então, que conselho melhor eu poderia dar além deste: Estude! Seja alguém, garanta um futuro melhor para você  e para  a sua família.
Maria Wiliana F. de Morais / 8ºA
ESTUDAR É MUITO MAIS DO QUE A GENTE PENSA
Muitas pessoas acham que estudar é perda de tempo mas, estudar é muito mais do que o simples ato de acordar cedo, pegar a mochila e ir a escola. Tem crianças que nunca tiveram a chance de ir para a escola, de sentar na cadeira da sala de aula para aprender e descobrir coisas novas e, o principal, conviver com outras crianças em um ambiente escolar. Mas, também, existem crianças que vão para a escola com o objetivo de estudar e se tornar um honesto cidadão quando crescido. Para que em alguns anos o Brasil seja um país com pessoas educadas e com o ensino médio completo, precisamos contar com o apoio dos pais para incentivar seus filhos a estudar e explicar as crianças os benefícios que o estudo trás.
Precisamos também de professores qualificados e formados para ensinar e incentivar o aprendizado . Também temos que contar com o Ministério da Educação, com diretores, secretárias, alunos e todos que constituem uma escola, tudo isso, para que todos sejamos cidadãos com um bom emprego, com  dinheiro no bolso  e casa própria.
Estudar é garantir o nosso futuro.
Estude.
Alana Cristina de O. Martins / 8A
TURNO VESPERTINO
A IMPORTÂNCIA DOS ESTUDOS
Hoje em dia os estudos é a base de tudo. Nós só seremos alguém na vida através da escola. Por isso, precisamos estudar muito, para termos um emprego digno, que nos ajude a ter um futuro melhor para os nosssos filhos.
Nos dias de hoje muitas crianças não podem estudar por não existir escolas perto de suas residências, enquanto outras, tem tudo mas falta apenas a vontade e, o resultado disso é um futuro nas drogas ou sem abrigo para os seus filhos.
Por isso é bom estudar para termos um futuro brilhante. Tanto para nós quanto para nossos filhos, pois deve ser muito triste não saber nem escrever seu próprio nome ou, ver seus filhos chegarem em casa pedindo ajuda em uma tarefa escolar e você não puder ajudá-los. 
Sem estudos, como podemos ajudar nossos filhos a ser um bom cidadão? E também é muito ruim ver nossa mãe morrendo de trabalhar nas casas, pedindo ajuda a um e a outro para poder nos dar o sustento.
Por isso, todos nós devemos estudar.
Vitória Namonielle de Lima Morais / 7ºB
A IMPORTÂNCIA DOS ESTUDOS
Muitas pessoas não têm interesse pelos estudos, por isso não conseguem ser alguém na vida e também não conseguem realizar os seus sonhos e objetivos.
O que podemos fazer para darmos importâncias aos estudos?
Existem várias maneiras de dar importância ao estudo, uma delas é não faltar as aulas, estar atento ao que o professor diz, ser comportado e ter uma boa relação com os colegas e seus educadores. Muitas pessoas queriam estudar, ser alguém na vida mas, essas pessoas não conseguem, muitas delas, por não terem uma condição financeira muito boa. Por isso essas pessoas, que deveriam estar estudando estão na verdade trabalhando e ajudando suas famílias.

Então, estude muito, porque nem todos têm essa chance e quem tem aproveite e estude muito para ser alguém no futuro. Porque você estudando, você consegue alcançar seus objetivos e assim, com estudo você será mais feliz.
Matheus Lameck Morais do Nascimento / 9ºB
O ESTUDO
O estudo é muito importante para nossa vida e há vários motivos para estudarmos. Um dos primeiros motivos é aprender a ler e escrever. Mas, a maioria dos estudantes hoje em dia, não leva os estudos muito a sério e, isso, infelizmente priva-os de, futuramente, conseguirem um bom emprego, um bom salário.
Na maioria das vezes, pessoas que não estudam não conseguem um trabalho digno e, o máximo que conseguem de remuneração é um salário mínimo que mal dá para cobrir com as despesas de casa.
Então precisamos dos estudos para conseguir um bom emprego, um bom salário, para servimos de exemplo para amigos, parentes e filhos; para sermos independentes e não precisar de ninguém para pagar nossas despesas e termos o nosso próprio dinheiro. Enfim, precisamos dos estudos para tudmo pois nos dias de hoje, sem os estudos não somos nada.
Uberlândia Aires Donato / 8ºB

quarta-feira, 13 de março de 2013 Tags: 0 comentários

1º DIA DE AULA / OFICINA DE LEITURA E ESCRITA

Acolhida dos alunos
OFICINA DE LEITURA E ESCRITA
Objetivo: promover uma reflexão sobre a importância de estudar, de frequentar a escola e ter uma postura responsável e comprometida com a aprendizagem.
Estratégias de trabalho

  •   Dinâmica
  • Assistir o vídeo ‘Educação: uma agenda urgente’


  •  Levantar questionamentos com os alunos:
·         Total de crianças e jovens fora da escola ( 3% - 3,7 milhões) – um número ainda alarmante / e se fosse você que não tivesse acesso a educação?
·          “Os que precisam são os que menos tem” – Quer dizer: a população mais carente (87% / Renda de 1 salário mínimo) os que mais necessitam de boas escolas e uma boa educação para galgarem uma melhor condição social são os que tem menos acesso).
·         Maiores deficiências apresentadas pelas crianças e jovens em idade escolar: leitura e escrita.
·         Somente 23% dos alunos que concluem o Ensino Médio, concluem com aprendizado adequado.
·         Ranking da avaliações internacionais a posição ocupada pelo Brasil: 53% em leitura e ciências / 57% em matemática.
·         A educação no Brasil está melhorando porém, nesse ritmo, somente em 2050 70% dos alunos terão aprendizado adequado.
·         As 5 metas estabelecidas:
Todas as crianças e jovens de 04 a 17 anos na escola
Toda criança plenamente alfabetizada até os 8 anos de idade
Todo aluno com aprendizado adequado à sua série
Todo jovem de 19 anos com o Ensino Médio concluído
Investimento em educação ampliado e bem gerido
COMO?
- Bons professores na sala de aula com carreira atraente e formação adequada
- Aluno com mais disposição a aprendizagem
ATIVIDADES DE LEITURA
  •   1º momento
·         Formar 5 grupos para leitura do Capítulo IV – Artigo 53 do ECA. Cada grupo ficará com um parágrafo para explicar para o grupão.
Estatuto da Criança e do Adolescente
Capítulo IV - Do Direito à Educação, à Cultura, ao Esporte e ao Lazer
Art. 53 - A criança e o adolescente têm direito à educação, visando ao pleno desenvolvimento de sua pessoa, preparo para o exercício da cidadania e qualificação para o trabalho, assegurando-se-lhes:
I - igualdade de condições para o acesso e permanência na escola;
II - direito de ser respeitado por seus educadores;
III - direito de contestar critérios avaliativos, podendo recorrer às instâncias escolares superiores;
IV - direito de organização e participação em entidades estudantis;
V - acesso à escola pública e gratuita próxima de sua residência.
Parágrafo único. É direito dos pais ou responsáveis ter ciência do processo pedagógico, bem como participar da definição das propostas educacionais.

  •   2º momento
Convidar alguns alunos para fazerem a leitura de textos(relatos) de  crianças e jovens que abandonaram a escola ( na medida que os textos são lidos, o professor vai analisando os relatos, juntamente com os alunos).
OBS: questionar com os alunos se os direitos das crianças garantidos pelo ECA estão sendo respeitados nas situações dos relatos lidos.

  •   3º momento
Leitura individual – distribuir textos para que os alunos façam uma leitura reflexiva e silenciosa
A IMPORTÂNCIA DO ESTUDO
        Muitas pessoas querem ser alguém na vida, ter uma boa profissão, uma boa remuneração, mas não agem de acordo com esse desejo, pois na escola não dão atenção ao que o professor explica, não fazem a lição e não se preocupam nem um pouco com os estudos. Para estes, o futuro pode ser bem diferente do que sonham, afinal, o estudo é a base para um futuro garantido. Muitas pessoas são bem desatentas quanto ao estudo, não dão a ele a importância que ele tem, e acabam adiando seus sonhos, ou não os realizando. Precisamos correr atrás dos sonhos que temos para o nosso futuro, estes sim é que devem ser focados. Quando você tem um objetivo, você tem que fazer alguma coisa para alcançá-lo, e estudar é o que se tem que fazer para ter o futuro que você sonha. Se você se dedicar aos estudos, com certeza terá maiores chances de conseguir o que você tanto deseja, coisas como a estabilidade financeira e bens materiais não são coisas impossíveis de serem alcançadas, basta um esforço sincero da sua parte. Quando temos interesse em algo, não medimos esforços, fazemos de tudo o que for preciso para conseguir alcançar , por isso, se você quer ter um futuro brilhante, faça algo que está ao seu alcance agora, estude!
(Fonte: boaleitura.net)

  •   Fazer um levantamento dos bons motivos para estudar e registrá-los ( professor no quadro e o aluno em seu caderno)
  • 4º momento
ATIVIDADE ESCRITA
  Os alunos devem escrever um texto dissertativo sobre a importância dos estudos
Ø  O texto deve ter um título, no mínimo 20 linhas escritas com letra legível na norma padrão da língua portuguesa, não pode conter gírias, linguagem abreviada ou símbolos usados na internet.
Ø  O autor da melhor redação será premiado
Bom trabalho

Em fotos:
Alunos assistindo ao vídeo
Aluna do 6ºB apresentando a sua redação

terça-feira, 12 de março de 2013 Tags: 0 comentários

EDUCAÇÃO PARA O TRÂNSITO

Na sala de multimídias o Prof. Gilson Leite vem desenvolvendo um trabalho de orientação para o trânsito. O tema, é essencial para sensibilzar os alunos sobre a necessidade de se adotar uma atitude responsável no trânsito, seja na condição de pedestre ou condutor de algum veículo.
Para iniciar as atividades, o professor introduziu o tema com a vídeo-palestra "Educação para o trânsito". Para aprofundamento, será trabalhado pela professora de Língua Portuguesa textos informativos que abordem a temática e a legislação. Após, será confeccionado junto a professora de Artes as placas de sinalização de trânsito para que os alunos possam melhor compreender as permissões e restrições que devem ser obedecidas no trânsito.
Registro em fotos:
Gilson Leite e sua abordagem inicial
Tem sempre um traquina...

sexta-feira, 8 de março de 2013 Tags: 0 comentários

JORNADA PEDAGÓGICA ESCOLAR / 2013

       O planejamento das atividades para o ano letivo de 2013 foi realizado nos dias 14 e 15 de fevereiro conforme a seguinte pauta: no primeiro dia ( Quinta-feira), a reunião teve o objetivo de analisar os resultados da aprendizagem do ano letivo anterior, enfocando os avanços e as dificuldades para traçar novas estratégias de trabalho a fim de garantir mais qualidade ao ensino e a aprendizagem. O encontro teve início com a tradicional ‘Boas vindas’ e a apresentação do vídeo-mensagem ‘O valor do Educador’ – para motivar os ânimos, a disposição para retomada das atividades pedagógicas. A seguir, foi feita uma explanação sobre os resultados da aprendizagem de 2012, confrontando com as metas estabelecidas no Plano de Metas da Escola. Na sequência foram apresentadas as turmas e o número de alunos matriculados, bem como, repassadas orientações sobre o sigeduc. Após breve pausa para o lanche, as atividades reiniciaram com a elaboração do planejamento para acolhida dos alunos e a apresentação do roteiro para desenvolvimento da oficina de leitura e escrita ( Tema: Educação: uma agenda urgente) a ser executada no primeiro dia de aula.
Na sexta-feira (15/02) realizamos o segundo encontro objetivando promover uma reflexão sobre o compromisso dos educadores com os seus afazeres pedagógicos sobre as competências necessárias para o desenvolvimento de um trabalho eficaz, e ainda, elaborar a agenda de atividades para o ano letivo. Com esse propósito, no primeiro momento foi ministrada uma palestra por Elisângela Nunes, técnica da 13ª Dired, cujo tema abordado “Educação, motivação e trabalho – da eficácia a sabedoria”
correspondeu aos objetivos traçados e satisfez as nossas expectativas. Seguiu-se um intervalo para o lanche e, logo após, foi entregue os horários de classe, feita a apresentação do calendário letivo e encerrada as atividades da jornada pedagógica escolar.
  •  Para acolher os funcionários, os gestores brindaram a todos com uma caneca de cerâmica
Vice-diretora Sandra Morais recepcionando os professores Wellingtom Gurgel e Cezar Silva


DESPEDIDA / 2012



Para encerrar as aulas de Ensino Religioso no 6ºA, a Prof.ª Netinha Fernandes preparou uma despedida especial para seus alunos: brindou cada aluno com um potinho cheio de bombons. E, na sua mensagem de despedida, falou sobre a tradição do papai-noel e o verdadeiro sentido da comemoração natalina.