sábado, 29 de setembro de 2012 Tags: , 0 comentários

LEITURA DE SÁBADO: O LUGAR ONDE VIVO / OLP

Olimpíada de Língua Portuguesa é uma excelente oportunidade para que os alunos ampliem suas experiências de  leitura e, principalmente, sejam estimulados a escrever textos nos gêneros poemas, memórias literárias, crônicas e artigo de opinião. Nesta postagem, publicamos os escritos produzidos pelas alunas nas oficinas da OLP desenvolvidas pela Prof.ª Adriana Sousa.
O tema O lugar onde vivo foi a inspiração para os discentes. Agora, é nossa satisfação postar em memórias e poemas o que as pequenas 'escritoras' Alana e Maiver nos contam
HISTÓRIAS DA MINHA AVÓ
Maria Auxiliadora, conhecida como Dôdora ou, simplesmente, minha adorada avó que tem 61 anos de idade e já viveu muito, nasceu, cresceu e vive até hoje no Bairro Bico Torto. Ela gosta de contar as histórias da sua infância e me mostrar como era diferente a vida na sua época.
Um dia, ela me pôs no colo e começou a me contar a história da sua vida:
     " Ainda sinto o cheiro das árvores que rodeavam o lugar onde eu morava.
      O Bico Torto tinha poucas casas, não tinha luz elétrica. Era preciso pegar água na cacimba para beber e usar nos afazeres domésticos. Não tinha televisão, computadores e outros equipamentos da modernidade.
       Eu adorava brincar de bonecas! Bonecas que eu mesma fazia com sabugo de milho. Brincava de ciranda, passar o anel, amarelinha, esconde-esconde, cabra-cega... como era bom! Dávamos as mãos e rodávamos cantando a música: atirei o pau no gato e , também, tinha a brincadeira do camaleão. Todos ficavam em fila e o grito soava:
      _Cadê o camaleão?
     E gritavam de volta:
     _ Está aqui!
    E dava um passo para frente...
    Todas essas brincadeiras as crianças não brincam mais!
    Eu ia para a escola todos os dias. Aprendi a soletrar, a ler e a escrever. Lá não tinha o que tem hoje: computador, dvd, livros de todas as matérias. Não tinha merenda. A professora não escrevia em quadros. Ela usava a cartilha, passava a lição e se tivesse errada levava bolo nas mãos.  Tínhamos que respeitar a professora, respeitar os mais velhos também, principalmente, os nossos pais.
    Saíamos para as novenas com os pais do lado. Nós não podíamos sozinhas. A primeira vez em eu e minhã irmã saimos sozinhas foi uma alegria, só que, quando alguém passava por nós, íamos para trás, para ficarmos sozinhas.
Os namoros naquela época era em casa, na frente dos pais. E o pai tinha que conceder. E não podia namorar na escola. Quando resolviam casar, ficavam noivos e algum tempo depois se casavam na igreja.
Já trabalhei muito. Apanhei feijão, algodão, milho, café. Plantei e fazia tranças para fazer chapéus e vender. Com o dinheiro comprava roupas. Cresci, me casei e tive oito filhos. A educação deles era parecida com a minha: trabalhar e respeitar os mais velhos.
Hoje sou aposentada e posso aproveitar para descansar, pois a vida não foi fácil para mim."
Alana Cristina de Oliveira Martins/ 7ºA 
 MINHA CIDADEZINHA

Minha cidade é pequenininha
Lugar de gente bonita e humilde
Há muitas festas divertidas
Há também alegrias e diversões
Aqui em Apodi tem muitas festas
Animadas vaquejadas
Quadrilhas são as que eu acho mais divertidas
Mas não tem só essas duas
Tem também a festa do padroeiro
São João Batista
Onde vai muita gente cantar
Para se alegrar

Lá na minha rua
Acontece uma festa de quadrilha
Onde tem muitas crianças dançando e desfilando
Algumas mães olhando
Seus filhos 
Porque os filhos  são sua grande alegria
Depois da dança e do desfile
Fazem forró com pessoas
Animadas e divertidas
a dançar
E é por essas e outras razões
Que eu gosto muito de viver nesse lugar

Maiver Alves Freitas / 6ºA
***
Tão pequenas que são mas, já nos ensinam que todos podemos escrever nossas lembranças e impressões de mundo. Pode ser por observar a vida ou por conversar com quem já viveu mais. O que vale é a nossa disposição para aprender. Porque ninguém precisa ser um grande poeta ou escritor de qualquer gênero ou querer ganhar fama... aqui, também vale registrar memórias, histórias, fatos ou o jeito que a gente vive em nosso lugar.

sexta-feira, 28 de setembro de 2012 Tags: , 0 comentários

POR QUE ESTUDAR É TÃO IMPORTANTE? / PALESTRA

Em 13/09, o advogado Ravardierison Noronha  esteve na EEPGL para conversar com os alunos das turmas de Correção de Fluxo do turno vespertino.  O objetivo desse encontro foi realizar uma demonstração da importância da educação escolar para a formação do cidadão e para a vida em sociedade. Através do relato da própria experiência como ex-aluno desta instituição, o jovem advogado falou sobre  a importância da escola para a sua formação profissional; ressaltou a necessidade de cada aluno  assumir um compromisso de responsabilidade com os estudos através da assiduidade, da realização das atividades escolares, do bom comportamento e do respeito com todos os educadores. Relatou sua experiência como presidente do grêmio e das atividades que seu grupo realizava para manter a organização do ambiente escolar.
Vejamos alguns momentos:




 
Ravardierison estudou aqui do 6º ano do ensino fundamental até sua conclusão na 3ª série do ensino médio. Hoje, aos 22 anos de idade já concluiu o curso de Direito e foi aprovado na OAB. É o profissional mais jovem do nosso município no exercício da advocacia e, pela seriedade e compromisso que sempre demonstrou, certamente terá uma carreira brilhante.
Fica o registro do nosso agradecimento pela honrosa visita e nossos votos de sucesso em sua vida e carreira profissional.


terça-feira, 25 de setembro de 2012 Tags: 0 comentários

OFICINA DE ARTE: PINTURA

Sexta-feira (21/09) o pintor apodiense Marcos Leitte realizou uma oficina de pintura aqui na EEPGL. A atividade foi organizada pela Prof.ª Sandra Paiva, na disciplina Arte, objetivando ampliar o conhecimento dos alunos, oportunizar o fazer artístico e aguçar a capacidade de apreciar uma produção própria além, de valorizar as diferentes manifestações da arte em nosso município, em  foco, a pintura.
Confira como o pintor Marcos Leitte desenvolveu os trabalhos:
Distribuição do material a ser usado na oficina e explicação das suas utilidades
 Demonstração de como preparar a base( cerâmica) para iniciar a pintura
e como desenhar os primeiros contornos
 Gradativamento, o artista vai demonstrando aos alunos a evolução da imagem e a composição da pintura
Os alunos fazem seus primeiros esboços
 
 
 E as primeiras exibições...
  No maior capricho, apresentamos os artistas da escola
 
 
 
 
 
 
 
Pinturas assinadas por Marcos Leitte


segunda-feira, 24 de setembro de 2012 Tags: 0 comentários

OLIMPÍADA DE LÍNGUA PORTUGUESA

A Olimpíada de Língua Portuguesa tem proporcionado indiscutivel contribuíção para o desenvolvimento da leitura e da escrita através de  sequências didáticas planejadas passo a passo, com material gráfico e sonoro para complementação das atividades.  O tema  "O lugar onde vivo", objetiva estimular o sentimento de pertencer a um lugar, a valorizar a cultura do povo ao qual pertence e a registrar os fatos relevantes para a comunidade em que se vive através de poemas, memórias, crônicas e artigo de opinião.
Aqui na EEPGL, a Prof.ªAdriana Sousa orientou os alunos de 6º ao 9º ano, no turno matutino.
Em 19/09, foi realizado o cerimonial de entrega dos livros produzidos pelos alunos do 6ºA e 6ºB, com a seguinte pauta:
 
 Boas vindas aos pais, pelo diretor Ivonaldo Alves

Mesa de brindes e livros
 Apresentação do livro, pela Prof.ª Adriana Sousa
 Dueto musical, por Maria Clara e Elisabete Sabryne
 Entrega do 1º livro de poemas a Maria Eduarda, por Ivonaldo Alves
 
 
 
 
 
 
Leitura dos poemas
 
 
Registro da participação dos pais
 
 
 
Sorteados
Brinde  para a Prof.ª Adriana
Uma professora muito querida


quinta-feira, 20 de setembro de 2012 Tags: 0 comentários

POR QUE A LEITURA É TÃO IMPORTANTE?

O escritor apodiense Wendell Cristiano, realizou na sexta-feira 14/09, uma palestra para os alunos do 9ºB. Com o tema Por que a leitura é tão importante? o palestrante provocou os discentes a ler e refletir sobre a importância da leitura. Num outro momento, os alunos escreveram sobre o tema sugerido:
  • Por que nos faz adquirir mais aprendizagem, ficar bem informados,  falar e escrever melhor (Mayara)
  • Porque através da leitura nos podemos conquistar muitas coisas, viajar por um mundo diferente e escrever bem melhor (Aparecida Targino)
Wendell ainda discorreu sobre frases famosas:
  • Um país se faz com homens e livros ( Monteiro Lobato)
  • A leitura é para a mente o que o exercício é para o corpo ( Richard Steele)
Abordou ainda  sobre o tipo de leitura que mais gosta de ler, revelando a Bíblia Sagrada como seu livro favorito


 
O escritor apresentou aos alunos uma carta lacrada, escrita por ele e para ser aberta somente quando inaugurada uma universidade em Apodi.
 
 
Os alunos entrevistaram Wendell:
  • Ele começou a escrever aos 14 anos
  • Lançou seu 1º livro em 2001
  • Dos livros que escreveu, o favorito é O que vale é o amor
  • Os pais não concordaram com sua carreira de escritor pois os mesmos  não são valorizados
  • Dos escritores apodienses que mais admira é Valter Guerra e, da literatura universal, William Shakespeare
  • Atualmente está escrevendo um livro com sobre as Mães
Para finalizar o encontro, Wendell realizou algumas dinâmicas com os alunos: a formiguinha, o presente e viajando pelos países
A apresentação do escritor faz parte de uma série de atividades organizadas pela Prof.ª Sandra Paiva, na disciplina Arte, objetivando a realização de oficinas de leitura, artesanato e pintura. Para dar continuidade ao trabalho do escritor, cada aluno irá elaborar um poema para compor o caderno de poesias do 9ºB.