quarta-feira, 25 de abril de 2012 Tags: 0 comentários

BANDEIRAS

Símbolo que identifica uma nação, a bandeira é utilizada nas mais diversas situações: em atividades esportivas, em eventos musicais, em congressos entre diversas nações e outras cerimônias oficiais. Para conhecer e valorizar esses símbolos, a Prof.ª Ednélvia Alves, na medida que estuda os diversos continentes e seus países, orienta os alunos a desenharem as bandeiras para compor um painel coletivo.
Para conhecer mais sobre o tema acesse: Bandeiras
Para se divertir e testar seus conhecimentos sobre o tema acesse:
                        Jogo das bandeiras
 

sexta-feira, 20 de abril de 2012 Tags: 0 comentários

FEIRINHA

Construir a argumentação é uma competência amplamente valorizada no atual contexto educacional por sua extrema importância para a vida em sociedade. Saber expressar-se com clareza, usando para isso argumentos convicentes, expor suas ideias e respeitar o ponto de vista alheio são habilidades a serem construídas na escola. Para estimular os alunos do 6ºC, a Prof.ª Maria Francisca, na disciplina Língua Portuguesa propôs a realização de uma feirinha de gêneros alimentícios e a galerinha mandou ver:
  • Fizeram pesquisas de preços nos supermercados e bodegas;
  • Organizarem seus produtos, tabelas de preços , montaram suas vendas;
  • E o grande desafio: fazer o comercial dos seus produtos de modo a convencer o consumidor a tornar-se freguês.
 
 
Barraca da gente
 
 
Supermercado União
Feirão Leva Tudo
 
 
 Degustação
Visitas
 
 
Só pose mesmo!

quinta-feira, 19 de abril de 2012 Tags: 0 comentários

AULA PASSEIO / FONTES HISTÓRICAS

'Fontes históricas são os documentos que permitem ao historiador recontar e interpretar os fatos passados e reconstruir a história' (Fontes históricas). O Lajedo de Soledade o mais  valioso patrimônio histórico e cultural do nosso município, além de preservar o legado deixado por nossos ancestrais constitui-se uma legítima fonte que guarda a história da humanidade : são fósseis, pinturas rupestres, utensílios domésticos e de caça etc.
Consciente da importância desse patrimônio, o Prof. Ocelino Moreira, num 1º momento realizou estudos em sala de aula e, para aprofundar os conhecimentos dos alunos dos 6º A e B levou-os a conhecerem o Museu do Lajedo e Lajedo de Soledade. Cuidando ainda em sensibilizá-los para a grande relevância de preservar esse patrimônio.
Confiram o roteiro da aula:
 Esperando a hora da partida!
 No busão!
 Chegando...
 
Visita ao museu
 
 A caminho do Lajedo
Pose para foto histórica
  
 Instruções para o passeio nas grutas do Lajedo
 
 
 Demonstração do material utilizado para fazer as pinturas rupestres
 
 

quarta-feira, 18 de abril de 2012 Tags: 0 comentários

ARTE/ LITERATURA E TEATRO

A literatura e o teatro são duas formas de arte que encantam, divertem e informam. A literatura manifesta o imaginário, a fantasia porém, expressa a realidade em todas as suas faces: trágica, cômica, bela... O teatro se firma na literatura. É o texto literário acrescido de encenação,  da vida, da fala, do gesto, do riso, do homem. 
É a arte.
Assim, unindo literatura e teatro, os alunos do 8ºB , fizeram uma releitura do clássico infantil 'Chapeuzinho Vermelho' e, em nova versão, encenaram a história.
A história em nova versão:
*******************************
Em fotos: