sexta-feira, 30 de setembro de 2011 Tags: , 0 comentários

PROPOSTA DE REDAÇÃO

Proposta de redação elaborada para aprimorar o domínio da linguagem. O roteiro tem como base um artigo de Alceu Luis Castilho, publicado na Revista Língua Portuguesa, 07/2011 - Edição 69.
ESCOLA ESTADUAL PROFESSOR GERSON LOPES
ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO
ANO LETIVO:2011
PROPOSTA DE REDAÇÃO
Você conhece o significado dessas palavras:
 Abléptico
Acatruzo
Acataléptico
Anelídio
Ancípite
Apedeuta
Cabrião
Graveolento
Ozostômico
Vaníloquo
Somítico
Valdevino
Presbiofrênico
Se não conhece, consulte um dicionário e registre seus significados no caderno. Você vai constatar que as palavras mencionadas acima são “insultos”, porém por não constarem no nosso vocabulário usual corremos o risco de ouvi-las e não nos dar conta de que estamos sendo insultados.
Agora, analise a situação abaixo:
     “A cena é conhecida. A TV transmite um gol importante. Em segundos, um torcedor sai à janela berrando em potência máxima, quase invariavelmente xingando o time adversário - em geral, solicitando que os rivais "chupem" algo, com a frase acompanhada de um "filho da..." ou de outro palavrão característico.
     Pois condomínios estão multando os moradores que fazem isso. Empresa que administra 149 condomínios paulistanos, a Light aplicou em 2010 um total de 299 multas e advertências por causa de palavrões em condomínios - de um total de 7.380 multas no período. Segundo a empresa, a maioria dos condomínios já adotou a norma. “
O que você acha desse fato? Qual a sua opinião sobre a proibição de termos de baixo calão, seja em condomínios, na escola ou em outros locais? Você considera isso legal? Você considera correto insultar com palavras seus colegas, professores ou qualquer outra pessoa?
Escreva um texto expressando a sua opinião sobre:  A proibição de termos de baixo calão

Fontes consultadas: Revista da Língua Portuguesa

sábado, 17 de setembro de 2011 Tags: , 0 comentários

GINCANA PARA REVISAR OS CONTEÚDOS

Revisar os conteúdos das disciplinas que compõem o currículo escolar foi o principal objetivo da gincana realizada no turno matutino com os alunos do Ensino Fundamental. No 2º período de avaliação da aprendizagem, a gincana foi uma estratégia motivadora para os alunos estudarem com mais afinco os conteúdos trabalhados durante o 2º bimestre letivo. E bem divertida.
Confira o regulamento e alguns flashes:
REGULAMENTO
  • Dividir a turma em 2 grupos;
  • Escolher um representante de cada grupo para responder as perguntas;
  • O tempo de responder as perguntas referentes aos conteúdos e as perguntas de atualidades é de 1 minuto;
  • O comportamento e a permanência em classe conta 2 pontos para a equipe;
  • Os pontos a serem atribuídos a cada pergunta respondida corretamente e no tempo estipulado por este regulamento é de 10 pontos e, as provas realizadas conforme orientação do regente de classe é de 5 pontos;
  • As equipes vencedoras soma 10 pontos para a próxima etapa,  a se realizar em data anterior ao 3º período de avaliação;
  • A gincana será iniciada com 2 perguntas dos conteúdos das disciplinas e 2 de atualidades e seguida de 1 prova competitiva e segurá esta sequência até o seu término.
FLASHES DA GALERINHA AGITADA E QUERIDA :

Prof.ª Rokatia e Prof. Gilson leite + a turminha do 9ºA
Tarefa: desenhar produtos que tem na fazenda e no parque para a equipe adivinhar
Prof.ª Netinha Fernandes: organizando suas equipes / o pequeno Mateus é visita especial na EEPGL
Encher a bola com uma pergunta dentro; correr até o outro lado da sala estourar a bola com o colega, sem usar as mãos e, em seguida, responder a pergunta.Ganha quem realizar a tarefa em menos tempo.
Galera do 8ºA
Equipe 9ºA: animadíssima
Nome de novelas que começa com  uma determinada letra
Ganha a equipe que conseguir escrever mais nome no tempo de 5 minutos
Cantar músicas que tenha uma determinada palavra. Ganha a equipe que cantar mais músicas.
Em duplas, arrumar o dominó na sequência . Ganha quem terminar primeiro, claro.
Diretor Ivonaldo + Neta Morais e Rosilda -:são elas que preparam o lanche nutritivo e saboroso da meninada
Diretora Sandra Morais , Neta e Rosilda 

REMEMORANDO: PROJETO REINAÇÕES

Reinações foi um trabalho realizado no ano de 2001, na disciplina de Arte, com os alunos de  6º e 7º anos, do turno matutino. O projeto foi elaborado e executado pela Prof.ª Maria Francisca, Netinha Fernandes ( Multimeios) e Cléa Morais ( Supervisora).
Vale recordar:
Coordenadoras do Projeto Reinações e os alunos/personagens
Rumo as escolas da cidade para divulgar a obra de Monteiro Lobato e incentivar a leitura
Eleneide comandava geral
João Romário ou o Visconde de Sabugosa apresentado o personagem sábio e perspicaz  
D. Benta contando belas histórias as crianças
Pedrinho e Narizinho
Tia Nastácia
A sapeca e tagarela Emília
REINAÇÕES
APRESENTAÇÃO
O intuito de divulgar a obra de Monteiro Lobato ao passo em que busca-se estabelecer hábitos de leitura é o ponto de partida para o desenvolvimento do Projeto Reinações.
E o que são reinações?
Brincadeiras, travessuras bem ao gosto e ao alcance da imaginação infantil, traduzidas numa obra literária de qualidade, em que a nossa cultura  é privilegiada e caracterizada em personagens cativantes que em nada perdem para os contos de fada europeus, antes explora as paisagens, os costumes, as lendas típicamente brasileiras. Por esta razão, conhecer Lobato e a sua literatura só irá ampliar o conhecimento dos alunos, esmerar o prazer de ler, de buscar, descobrir e criar.
Desenvolver o Projeto Reinações junto as turmas de 6º e 7º anos é contribuir  para a formação de leitores e apreciadores da artes e será através das aventuras "lidas/vividas" no Sítio do Picapau Amarelo que nos propomos a elevar  em nossos alunos a sua experiência/bagagem cultural.
OBJETIVOS
Objetivo geral: 
Estimular o gosto pela leitura e promover o conhecimento e apreciação da obra de Monteiro Lobato.
Objetivos específicos:
  • Desenvolver no educando habilidades de interpretação, comunicação e expressão.
  • Favorecer o trabalho em grupos, buscando estabelecer o respeito mútuo e a ação solidária.
  • Promover uma campanha de incentivo a leitura nas escolas de Apodi.
ESTRATÉGIAS DE TRABALHO
>>1º momento:
  • Explanação do Projeto Reinações para os alunos do 6º e 7º anos;
  • Assistir o vídeo "As caçadas de Pedrinho";
  • Aula expositiva sobre Monteiro Lobato, com estudo da biografia do referido autor.
>>2º momento:
  • Leitura dos livros do Sítio do Picapau Amarelo, na biblioteca da escola;
  • Formação dos grupos de tabalho para pesquisa sobre os personagens: Emília, Narizinho, Pedrinho, D.Benta, Tia Nastácia, Visconde de Sabugosa.

>>3º momento:

  • Caracterização dos personagens .
>>4º momento:

  • Visita às escolas do município par divulgar a obra de Monteiro Lobato e incentivar a leitura.



 Bonequinha Emília: 
mimo que deixamos em todas as escolas que visitamos,  como forma de lembrar  que a leitura deve fazer parte da rotina escolar.







BIBLIOGRAFIA CONSULTADA
Coleção Sítio do Picapau Amarelo
Revista Nova Escola nº , edição , ano
CONSIDERAÇÕES
Assim como educar, o incentivo a leitura deve ser um objetivo contínuo e sempre presente no âmbito escolar; um caminho a ser trilhado por nós, educadores em que não se estabelece um ponto de chegada pois, um hábito ( e assim o da leitura) se concretiza por seu estímulo constante e persistente.
O Projeto Reinações nos trouxe a possibilidade de cumprir mais uma etapa das nossas metas educativas e, por seu sucesso, nos incentiva a desenvolver novas propostas que favoreçam nos discentes uma experiência cotidiana e partilhada sobre a importância do ato simples e divertido de ler.

quarta-feira, 7 de setembro de 2011 0 comentários