sexta-feira, 30 de abril de 2010 Tags: 0 comentários

IV - LEITURA DE SÁBADO: A BATALHA ENTRE O PRESENTE E O AUSENTE

Bruno Coriolano costumava sentar bem no centro da pracinha principal da cidade, com seus amigos. Até que um dia, botou a mochila nas costas e saiu num intercâmbio para os Estados Unidos da América. Aventureiro? Não. O rapaz sempre foi muito inteligente e soube aproveitar as oportunidades da vida para crescer e acumular experiências que lhe firmariam numa carreira profissional  : foi aprimorar seu inglês na terra do Tio Sam. De quebra, administrou o blog Mochileiro das Galáxias e lá postou  literatura e as paisagens que percorreu. A convite , ele escreveu esta crônica bem real que retrata a persistência do professor frente a alunos interessados em tudo menos nos feitos das gerações passadas. Leiam:

 É desprezível, mas é uma verdade que nossa educação anda ziguezagueando e agonizando dia após dia. A aula começa e o professor ensaia as primeiras palavras, mas de repente, começa o tiroteio de psiu, psiu, pedindo silêncio e mendigando um pouco de atenção para um bando de alunos ligados nos 220 volts.
     O danado do grupinho que senta no fundão começa o cochichado e o grupo das patricinhas passa uma revista de fofocas de mão em mão. A desatenção é total. Em um determinado momento, toca um celular. Deve ser uma mensagem. Os assuntos são postos em dia e um rapazinho metido a conquistador começa a jogar seu olhar sobre uma mocinha que fica sentada ao seu lado. Tudo tem mais importância do que a aula de história do professor.
     O mestre começa a falar sobre a Idade Média, mas os alunos querem é  saber mesmo é da mídia. O que está passando na TV e o que tá rolando na net. Nada de aulas. O pobre do homem continua, em seu monólogo que parece não ter fim, descrevendo como as pessoas se vestiam naquela época. Quem liga pra essas coisas antigas? Eles querem é saber daquele novo par de calças jeans que viram no shopping semana passada.
     De repente o blá blá blá do professor é quebrado. Alguém pergunta se já foi feita a chamada e todos olham pro relógio. O educador começa a suar frio e pensa: “o que é que eu tô fazendo aqui?”
     Em determinado momento ele insiste: “alguém tem alguma dúvida?”. Claro que o esforço é em vão. Nem uma simples palavrinha é pronunciada em resposta.
     Com o tempo a coisa fica mais angustiante. Um aluno saca, da sua mochila, um mp4 player e mostra um vídeo amador feito por ele mesmo na semana passada. Todos fazem aquela zorra pra ver o que acontece.
     Toca o sinal e como se estivesse saindo de uma prisão, os alunos correm numa gritaria em direção ao pátio da escola. Lá fora, a gritaria continua.
     Na sala agora quase que totalmente vazia, resta o que sobrou do mestre. Olhar perdido em si mesmo e a consciência tranqüila por ter ensinado trava uma luta com a certeza de que quase nada ou nada foi aprendido. É hora de tomar um copo d’água e preparar-se para enfrentar outra turma apática como aquela. No ar, apenas a certeza da luta entre o ser que estava presente à aula e os outros que estavam ausentes. 
Bruno Coriolano de Almeida Costa é graduado em Letras pela UERN e especialista em Inglês pela FVJ. Professor de Línguas do SENAC e IFRN na cidade de Mossoró – RN

O jovem escritor  tem muita letra a revelar, pois seus livros ainda não foram publicados. Porém, dos textos de sua autoria disponíveis em alguns blogs, afirmo: tem literatura atraente sob forma de poemas, crônicas e... nem sei mais! Sei que, ainda aguardo ter exemplares autografados por este talento que medrou aqui, no vale de Apodi.
SUCESSO, BRUNO!

quinta-feira, 29 de abril de 2010 Tags: 0 comentários

AULA DE CIÊNCIAS: SISTEMA SOLAR

Para trabalhar o conteúdo 'Sistema Solar', com os alunos do 6º B/Vespertino, a Profª Beth Aluana elaborou a seguinte sequência didática:

  • Apresentação do tema;

  • Leitura do conteúdo no livro didático / Explicação para elucidar dúvidas;

  • Análise do sistema solar através do Celestia, programa que possibilita  a observação de satélites artificiais até galáxias inteiras em três dimensões ;

  • Pesquisa na internet;

  • Exercício para revisar e avaliar o nível de compreensão do conteúdo;

  • Aula extra-classe: observar a lua através de um telescópio.
Registro em fotos:

 
 Agradecimentos ao Prof. Samuel, do IFRN, pela colaboração e pelas informações fornecidas que somaram ao conteúdo trabalhado em sala de aula.
Para download do programa celestia, clique em:
http://celestia.softonic.com.br/universaldownloader-launch

sábado, 24 de abril de 2010 Tags: 0 comentários

III- LEITURA DE SÁBADO: CÂNDIDO PORTINARI

Há aqueles que esbanjam talento e utilizam mais de uma arte para comunicar ao mundo as suas ideias, seu modo de ver, entender e pensar a realidade em que vivem.
Assim foi Portinari! Da  poesia também fez linguagem para que sua imaginação criadora exprimisse as impressões, convicções e sentimentos íntimos do menino que veio de Brodósqui vencer na vida da capital paulista.
Não foi como poeta que o mundo  conheceu e admirou tanto talento, pois sua arte mais expressiva era a pintura e através dela  retratou o Brasil: 

  • em belos murais e afrescos pintou a nossa história no seu traço singular; 

COLUNA PRESTES, 1950





  • Nossa gente, em itinerante esperança de um viver com dignidade, denunciou nas suas telas!

RETIRANTES, 1958    
 Bom uso fez de tanto talento! Pois se Candinho pintou estrelas no céu da igreja de sua terra natal mais pintou brasilidade em aquarelas reais expondo as belezas e também as misérias que se escondem na pátria gentil e amada.
  
Na  poesia, revelou um pouco de si, quando, em 1961, a 06 de novembro escreveu um ensaio de oração para Denise, a neta por quem era caidinho de amores:

"Senhor, Tua branca espada não deixará
que penetrem em meu pequeno coração:
o egoísmo, a desconfiança e os males...

A luz refletida de Tuas coisas
me iluminará na estrada real
distanciando-me da treva
ao lado dos outros nas lutas.

Seja eu areia macia que não incomoda
que meu olhar atravesse o opaco
e perceba a erva de Deus
não a esmagando sob meu pés.

Dai-me muito amor.
Eu o distribuirei nas filas intermináveis.
Se esta prece ouvires forte serei
e diariamente a farei.

Meditando-a com meus atos de cada instante
Caminharei iluminada, 
sem me perder na escuridão.
Amém."

Para minha neta Denise com muita saudade e todo amor do vovô Candinho.

Lindo! Sensibilidade para perceber o amor de Deus como essencial a qualquer vida humana! Talento para expressar uma verdade universal, crida pela maioria da população terrena ! Irrefutável, sim! 
Também nas palavras era fluente o grande pintor para exprimir a sua fé.  
  





Fé, que para Os Retirantes que o amedrontavam na infância, talvez tenha sido o lenitivo único nas longas jornadas de quem sai mundo afora sem pão, sem lar, sem cidadania;
  








Fé, que para a triste família da Criança Morta, foi esperança de possível reencontro








Fé na Paz entre os homens
Na esperança de cada dia
No amor, na igualdade, na fraternidade...




E assim acreditou:
'A condição do artista é ser um homem sensível. Não é possível que as emoções mais altas do mundo não toquem um homem normal. A injustiça humana, a miséria, as crianças famintas são um grito tão grande que não pode deixar de ser ouvido.' 
Cândido Portinari
+ Portinari:

Cléa Morais

DIA DA FAMÍLIA NA ESCOLA

Com o objetivo de integrar família & escola, a EEPGL realizou neste 24 de abril, o Dia da Família na Escola
Pelo registro fotográfico, confira a nossa programação:
Recepcinados pelas professoras Maria Francisca e Luzia Gicliene, os familiares registravam presença no livro de assinaturas
Prof. Jonas Firmino, nosso locutor oficial, coordenando o evento
Cadetes a Jato/Assembleia de Deus, ministrando o evangelho da salvação e entoando louvores ao Criador. A vocês, o nosso sincero agradecimento e votos de sucesso nesse valioso empreendimento de conquistar adolescentes para Cristo(http://www.unaadap.blogspot.com/)
Diretor Ivonaldo Alves dando boas vindas aos participantes
Pastor Welintom, da Igreja Batista em palestra sobre o tema: 'Família e Escola: parceiras na educação', o nosso agradecimento e reconhecimento pelas palavras valiosas
Apresentação de   trabalhos realizados pelos educadores da EEPGL
Na sequência, sorteio de brindes aos participantes
Vice diretora Sandra Morais agradece a participação de todos 
Hora do lanche
Neta Morais e Gracinha Sizenando  ,caprichando no lanche

Agradecemos aos funcionários que organizaram o evento e  as famílias que compareceram para fortalecer os vínculos  entre FAMÍLIA & ESCOLA

terça-feira, 20 de abril de 2010 Tags: 0 comentários

ESTUDO

Aconteceu sábado 17/04, um estudo com a supervisora pedagógica Ione Morais sobre as novas orientações para o Ensino Médio, visando esclarecer dúvidas sobre a semestralidade e a avaliação neste nível, em conformidade com a portaria de avaliação nº 1033/2008 - SEEC/GS.

PAUTA



  • Boas vindas


  • Estudo do texto: 'Orientações para o Ensino Médio organizado em séries anuais com os componentes curriculares distribuídos em blocos semestrais'


  • Discussão do grupo


  • Encerramento
Texto estudado

RIO GRANDE DO NORTE
SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO E DA CULTURA
COORDENADORIA DE DESENVOLVIMENTO ESCOLAR- CODESE
SUBCOORDENADORIA DE ORGANIZAÇÃO E INSPEÇÃO ESCOLAR – SOINSPE
SUBCOORDENADORIA DE ENSINO MÉDIO

ORIENTAÇÕES PARA O ENSINO MÉDIO ORGANIZADO EM SÉRIOS ANUAIS COM OS COMPONENTES CURRICULARES DISTRIBUIDOS EM BLOCOS SEMESTRAIS


1- O Ensino Médio, 3ª etapa da etapa da Educação Básica, será oferecido em três séries com matrícula anual. A série será organizada em blocos semestrais de componentes curriculares, correspondendo cada bloco a 100 dias letivos.



2- A organização curricular em blocos semestrais observará as determinações legais previstas nos Parâmetros e Diretrizes Curriculares Nacionais do Ensino Médio;



3- A estrutura curricular do Ensino Médio organizado em blocos semestrais está constituída de três áreas de conhecimento: Linguagens, Códigos e suas Tecnologias; Ciências Humanas e suas Tecnologias e Ciências da Natureza, Matemática e suas Tecnologias;



4- Na estrutura curricular do Ensino Médio, consta o total de horas de cada componente curricular da base nacional comum e da parte diversificada;



5- O Ensino Médio, organizado em blocos semestrais, terá uma carga horária de 3.000 horas-aula distribuídas na base nacional comum e na parte diversificada, trabalhadas com aulas de 50 minutos;



6- Em cada bloco semestral, deverão ser utilizados 04 registros formais de avaliação. Observados os procedimentos da Portaria de Avaliação nº 1033/2008 – SEEC/GS;



7- Após a computação dos resultados do rendimento do aluno em cada semestre, o professor deverá divulgar, em sala de aula, a média final e o total de faltas de cada componente curricular;



8- Será considerado a provado no componente curricular a aluno que, ao final do período letivo, obtiver média aritmética igual ou superior a 6,0 (seis) de acordo com a seguinte fórmula:

MS= na1+na2+na3+na4
                 4



Legenda



MS – Média Semestral
Na1- nota da avaliação 1
Na2- nota da avaliação 2
Na3 – nota da avaliação 3
Na4- nota da avaliação 4

9- Após o exame final, o aluno que não atingir o mínimo de aproveitamento estabelecido para aprovação em até dois componentes curriculares no bloco semestral, prosseguirá para o bloco subseqüente com direito a dependência que será oferecida por meio de um plano especial de estudo, de acordo com as NORMAS Básicas para organização e funcionamento administrativo e pedagógico das escolas da rede estadual de ensino;



10- O aluno com rendimento insatisfatório em três componentes curriculares no bloco semestral terá uma nova oportunidade de verificação da aprendizagem por meio de avaliações especiais realizadas na própria escola, logo após divulgação dos resultados finais do semestre;



11- Será assegurado ao aluno o aproveitamento de estudos dos componentes concluídos com êxito, quando a reprovação ocorrer em mais de três componentes curriculares na série;



12- O Projeto Político Pedagógico e o Regimento Escolar deverão ser refeitos em função da nova organização do Ensino Médio.

sábado, 17 de abril de 2010 Tags: 0 comentários

II- LEITURA DE SÁBADO : MARIA DUPLESSIS

Fiz promessa, dizendo-te que um dia
Eu iria pedir-te o meu perdão;
Era dever ir abraçar primeiro
A minha doce e última afeição.

E quando ia apagar tanta saudade
Encontrei já fechada a tua porta;
Soube que uma recente sepultura
Muda fechava a tua fronte morta.

Soube que, após um longo sofrimento,
Agravara-se a tua enfermidade;
Viva esperança que eu nutria ainda
Despedaçou cruel fatalidade.

Vi, apertado de fatais lembranças,
A escada que eu subira tão contente;
E as paredes, herdeiras do passado,
Que vêm falar dos mortos ao vivente.

Subi e abri com lágrimas a porta
Que ambos abrimos a chorar um dia;
E evoquei o fantasma da ventura
Que outrora um céu de rosas nos abria

Sentei-me à mesa, onde contigo outrora
Em noites belas de verão ceava;
Desses amores plácidos e amenos
Tudo ao meu triste coração falava.

Fui ao teu camarim, e vi-o ainda
Brilhar com o esplendor das mesmas cores;
E pousei meu olhar nas porcelanas
Onde morriam inda algumas flores...

Vi aberto o piano em que tocavas;
Tua morte o deixou mudo e vazio,
Como deixa o arbusto sem folhagem,
Passando pelo vale, o ardente estio.

Tornei a ver o teu sombrio quarto
Onde estava a saudade de outros dias...
Um raio iluminava o leito ao fundo
Onde, rosa de amor, já não dormias.

As cortinas abri que te amparavam
Da luz mortiça da manhã, querida,
Para que um raio depusesse um toque
De prazer em tua fronte adormecida.

Era ali que, depois da meia-noite,
Tanto amor nós sonhávamos outrora;
E onde até o raiar da madrugada
Ouvíamos bater hora por hora!

Então olhavas tu a chama ativa
Correr ali no lar, como a serpente;
É que o sono fugia de teus olhos
Onde já te queimava a febre ardente.

Lembras-te agora, nesse mundo novo,
Dos gozos desta vida em que passaste?
Ouves passar, no túmulo em que dormes,
A turba dos festins que acompanhaste?

A insônia, como um verme em flor que murcha,
De contínuo essas faces desbotava;
E pronta para amores e banquetes
Conviva e cortesã te preparava.

Hoje, Maria, entre virentes flores,
Dormes em doce e plácido abandono;
A tua alma acordou mais bela e pura,
E Deus pagou-te o retardado sono.

Pobre mulher! em tua última hora
Só um homem tiveste à cabeceira;
E apenas dous amigos dos de outrora
Foram levar-te à cama derradeira.

'Em 1858, eu e o meu finado amigo F. Gonçalves Braga resolvemos fazer uma tradução livre ou paráfrase destes versos de Alexandre Dumas filho. No dia aprazado apresentamos e confrontamos o nosso trabalho. A tradução dele foi publicada, não me lembro em que jornal.' (Nota do autor)

Em Maria Duplessis, Machado de Assis não homenageia uma mulher pela qual se apaixonou quando, em 1858, no Rio de Janeiro, decantou-a em seus versos. Antes, nos revela seu amor pela literatura e nos presenteia com a tradução de uma uma versão condensada do romance 'A Dama das Camélias', publicado em 1848 pelo escritor francês Alexandre  Dumas Filho.
Em rimas, Machado nos reconta a triste história de uma cortesã: seus amores maritais, suas vaidades; sua vida fugaz sendo tragada pela tuberculose que, nos idos do século XIX, era uma doença incurável e o abandono no qual viveu seus últimos dias. O poema, é como se fosse narrado pelo amante de Maria Duplessis, um jovem estudante de direito que, no romance original personifica o próprio Dumas Filho.
Machado de Assis é fascinante em todos os gêneros que se dispôs a escrever: crônicas, contos, romances, poesias! O manejo com as palavras: a forma como as dispõe, como as ordena em seus textos, tornando-as tão fáceis de entender e tão apaixonantes para os consumidores de leitura, até diria, tão atraentes para os que, por obrigação curricular leem Dom Casmurro e se questionam sobre a conduta da intrigante Capitu.
O melhor de tudo: toda a obra Machadiana é nossa! Está amparada pelo  Domínio Público, a Lei nº 9.610/1998 que, no Brasil, assegura os direitos autorais  em vida e por  mais 70 anos, contados de 1º de janeiro do ano seguinte a morte do autor, decorrido esse prazo, toda produção intelectual ( bens culturais, de tecnologia ou de informação) não é mais espólio de um único indivíduo ou herança familiar porém, INTEGRA O PATRIMÔNIO CULTURAL DA HUMANIDADE.
Acesse  a obra completa de Machado de Assis em http://www.dominiopublico.gov.br/ .

O poema Maria Duplessis  também pode ser lido no livro Crisálidas, Falenas e Americanas - Obras completas de Machado de Assis, publicado pela Editora Globo em 1997.
Cléa Morais

quinta-feira, 15 de abril de 2010 0 comentários

PARABÉNS, JANE-MERY!



Data especial: 


aniversário da Prof.ª 
Jane-Mery, festejado  


com alegria, abraços 


afetuosos dos colegas, flores e presente, claro!

+ os sinceros votos de felicidade!

quarta-feira, 14 de abril de 2010 Tags: 0 comentários

FLORES QUE A GENTE REGGAE...

Com os alunos do 9º B, na disciplina de Arte, a Prof.ª Sandra Paiva, introduziu o tema 'Música' e orientou que eles realizassem pesquisas sobre alguns gêneros musicais presentes na cultura brasielira. Um dos grupos, trouxe à escola o músico João, componente da  banda de reggae NAYASONG'S.
João, trouxe muitas informações aos alunos sobre o referido gênero musical:a origem do reggae, algumas crenças e tradições dos povos que criaram esse ritmo, apresentou alguns instrumentos e, de quebra, embalou a galera com a música 'Vamos fugir', composição de Gilberto Gil e Arnolpho Lima Filho, que arrebentou nas paradas musicais na voz de Gilberto Gil e foi regravada por outros músicos.
João animando a turma com a música 'Vamos fugir'
Apresentando as batidas lentas do reggae

Cante você também



Mais uma vez, parabenizamos a Prof.ª Sandra Paiva, por elaborar propostas inovadoras que, a um só tempo, motiva os alunos e valoriza a arte, enquanto disciplina curricular e expressão cultural do nosso povo.

terça-feira, 13 de abril de 2010 Tags: 0 comentários

VISITANTES ILUSTRES

Hoje, a EEPGL recebeu a visita de dois grandes escritores apodienses: José Irinaldo e Wendell Cristiano. Etapa de um trabalho desenvolvido pela Prof.ª Sandra Paiva, na disciplina de Arte, onde foi proposto aos alunos que, em grupos, pesquisassem sobre os escritores apodienses, detalhando  sua vida e sua obra e culminando com a participação dos escritores em sala de aula. A convite dos alunos do 8º B, eles vieram a escola , apresentarem suas obras literárias  e reforçarem a importância da leitura para a educação de crianças e jovens.
Pelo registro fotográfico, acompanhem os principais momentos desse trabalho:
José Irinaldo apresenta seus livros, após o diretor Ivonaldo Alves agradece a visita e elogia a iniciativa da Prof.ª Sandra Paiva
Wendell Cristiano apresentado sua obra literária  seguida da recitação de um dos seus poemas
O AMOR É O DINHEIRO DO CÉU QUE CONVERTE TUDO EM FELICIDADE
O amor compra sem dinheiro /  Ilumina sem luz
O amor vence sem matar /  Voa sem ser avião
O amor cura sem remédio / Veste sem traje
O amor viaja sem transporte / Grita sem abrir a boca
O amor abraça sem tocar /  Beija sem os lábios
O amor limpa sem água / Trabalha sem emprego
O amor vê sem os olhos /  Queima sem fogo
O amor canta sem canção / 
O amor é poderoso, porque é o próprio Deus morando em nosso coração!
Aluna contemplada em sorteio com o livro 'Lágrimas de sangue', do escritor José Irinaldo
Leitura do texto introdutório, a pedido do autor
Aluno contemplado em sorteio com o livro ' O que vale é o amor ', de Wendell Cristiano
Após os alunos fizeram perguntas aos escritores, para esclarecer dúvidas e algumas curiosidades
Dinâmica no comando do escritor Wendell
+ uma: a formiguinha. Divertidíssima!
Após, a Prof.ª Sandra Paiva agradeceu a participação dos escritores e enfatizou a importância de proporcionar aos alunos esse encontro, tanto para valorizar os artistas da nossa terra, quanto para aproxima-los da leitura.
Sem dúvidas, que foi uma atividade muito proveitosa para os alunos e um excelente trabalhado planejado pela professora. Parabéns!