domingo, 31 de maio de 2009 0 comentários

ENEM 2009


Enem terá 180 questões, 20 a menos do que a proposta inicial do MEC
Informação consta de portaria sobre a prova no Diário Oficial.Inscrições para a prova começam no dia 15 de junho.




O novo formato do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) terá 180 questões de múltipla escolha, e não 200, conforme a proposta inicial do Ministério da Educação. Portaria da prova publicada nesta quinta-feira (28) no Diário Oficial da União informa que cada uma das quatro provas do Enem terá 45 questões, somando ao todo 180 testes.


As provas se dividem em Linguagens, Códigos e suas Tecnologias e Redação; Matemática e suas Tecnologias; Ciências Humanas e suas Tecnologias e Ciências da Natureza e suas Tecnologias. A redação será do tipo dissertativo-argumentativo a partir de um tema de ordem social, científica, cultural ou política.

A prova será realizada nos dias 3 e 4 de outubro de 2009, com início às 13h (horário de Brasília). No sábado (3/10), serão realizadas as provas sobre Ciências da Natureza e suas Tecnologias e Ciências Humanas e suas Tecnologias, das 13h às 17h30. No domingo (4/10), será a vez das provas Linguagens, Códigos e suas Tecnologias e Redação, além de e Matemática e suas Tecnologias.As inscrições de alunos concluintes do ensino médio vão de 15 de junho a 17 de julho, pela internet. Já os egressos do ensino médio e jovens e adultos que não concluíram esse nível de ensino na idade própria podem se inscrever até o dia 19 de julho, também via web.

sábado, 23 de maio de 2009 Tags: 1 comentários

PDE - Plano de Desenvolvimento da Escola

O Plano de Desenvolvimento da Escola (PDE-Escola) é uma ferramenta gerencial que auxilia a escola a realizar melhor o seu trabalho: focalizar sua energia, assegurar que sua equipe trabalhe para atingir os mesmos objetivos e avaliar e adequar sua direção em resposta a um ambiente em constante mudança.
É considerado um processo de planejamento estratégico desenvolvido pela escola para a melhoria da qualidade do ensino e da aprendizagem.
O PDE-Escola constitui um esforço disciplinado da escola para produzir decisões e ações fundamentais que moldam e guiam o que ela é, o que faz e por que assim o faz, com um foco no futuro.
Prioridade de atendimento do MEC para assistência técnica e financeira:
• Escolas públicas municipais e estaduais, consideradas prioritárias com base no IDEB de 2005: Ideb até 2,7 para anos iniciais e até 2.8 para anos finais;
• Escolas públicas municipais e estaduais, consideradas prioritárias com base no IDEB de 2007: Ideb até 3,0 para anos iniciais e até 2,8 para anos finais;( EEPGL)
• Escolas públicas municipais e estaduais não prioritárias, porém com IDEB de 2007 abaixo da média nacional: IDEB abaixo de 4,2 para anos iniciais e abaixo de 3,8 para anos finais.



Nesse processo de planejamnto estratégico, a comunidade escolar define:

VALORES
►Respeito
►Compromisso
►Criatividade



MISSÃO
“Nossa missão é oferecer um ensino de qualidade, num ambiente participativo, criativo e inovador, visando a excelência nos serviços prestados e o reconhecimento do nosso
trabalho”





VISÃO DE FUTURO
“Seremos uma escola reconhecida em nossa cidade pela qualidade do ensino, criatividade da nossa equipe e por nossa responsabilidade social”


OBJETIVOS ESTRATÉGICOS
Objetivo Estratégico 1: Elevar o nível de aprendizagem dos alunos(R$ 3.945,00)
Líder do Objetivo
: Cleonice Morais Neta
Estratégia 1.1: Desenvolver estratégias de acompanhamento e avaliação dos alunos
Meta 1.1.1: Implantar um sistema contínuo de acompanhamento e avaliação dos alunos do ensino fundamental

Gerente do plano de ação: Cleonice Morais Neta
Ações
Elaborar uma proposta de acompanhamento e avaliação da aprendizagem para o ensino fundamental.
Elaborar um cronograma de encontros bimestrais entre família e escola
Realizar uma reunião mensal com os professores para discutir e analisar o desempenho dos alunos.
Realizar uma visita por bimestre às famílias de alunos com baixa frequência e rendimento.
Realizar uma reunião bimestral com os alunos, por ano e turma, para discutir o rendimento da aprendizagem e o compromisso com os estudos.
Avaliar os resultados atingidos com a execução da proposta


Estratégia 1.2: Implantar um sistema de recuperação paralela para alunos com baixo desempenho nas turmas de 6º e 7º ano
Meta 1.2.1-Reduzir a taxa de reprovação nas turmas de 6º e 7º ano
Gerente do plano de ação: Sebastiana Gurgel Fernandes Neta
Ações
Realizar uma avaliação diagnóstica dos alunos do 6º e 7º ano.
Adquirir materiais de apoio pedadagógico para desenvolvimento das atividades: 01 grampea-
dor, 01 quadro branco, 10 réguas, 06 tesouras pequenas, 20 canetas, 10 escalas geométricas, 10 mini calculadoras, 01 perfurador de papel, 10 apontadores de lápis, 10 cadernos, 20 cartolinas, 20 borrachas, 10 tubos de cola, 18 caneta hidrocor, 10 jogos diversos, 01 flip charter, 40 revistas em quadrinhos.
Ministrar semanalmente 2 aulas de recuperação paralela de acordo com a necessidade de cada aluno.
Avaliar os resultados atingidos com a execução das ações propostas



Estratégia 1.3: Estimular a prática esportiva como forma de melhorar o desenvolvimento integral do aluno.
Meta 1.3.1: Realizar, semestralmente, jogos e torneios na escola
Gerente do plano de ação: Francisco Neto de Lima
Ações
Elaborar um calendário esportivo com jogos e torneios
Ministrar estudos sobre a importância da prática esportiva para o desenvolvimento integral do ser humano, com os alunos
Adquirir um kit de material didático e esportivo para desenvolvimento das atividades:
06 cordas elásticas; 31 bolas; 06 jogos de uniformes; 01 cronômetro.
Elaborar um relatório semestral de avaliação das atividades



Objetivo Estratégico 2: Dinamizar as práticas pedagógicas da escola(R$ 7.410,00)
Líder do Objetivo:
Maria do Socorro de Lima Maia
Estratégia 2.1: Promover a capacitação dos professores docentes e não docentes.
Meta 2.1.1: Reunir mensalmente professores docentes e não docentes para realizar estudos.
Gerente do plano de ação: Luisa Ione de Morais
Ações
Elaborar uma proposta de qualificação profissional a ser desenvolvida com os docentes e os não docentes.
Adquirir equipamentos e material de apoio pedagógico necessários para desenvolvimento das atividades:
01 projetor multimídia (data show), 01 tela para projeção de slides, 03 grampeadores, 100 cartolinas, 100 canetas, 01 coleção pedagógica.
Reunir mensalmente professores docentes e não docentes para realizar estudos
Avaliar mensalmente os encontros e registra-los em livro próprio.




Estratégia 2.2 : Promover o planejamento das atividades pedagógicas
Meta 2.2.1 : Reunir os professores, por disciplina, e equipes de apoio pedagógico para realizar o planejamento bimestral.

Gerente do plano de ação: Sebastiana Gurgel Fernandes Neta
Ações
Elaborar um cronograma de planejamento bimestral por disciplina
Reunir uma vez por bimestre, professores e equipes de apoio pedagógico, para realizar o planejamento das atividades,
Avaliar bimestralmente os encontros e registra-los em livro próprio.




Estratégia 2.3 : Desenvolver e manter estratégias de ensino inovadoras e criativas
Meta 2.3.1 : Elaborar e executar estratégias de ensino criativas em todas as disciplinas curriculares.
Gerente do plano de ação: Rosenilda Aires, Sâmara Sátira, Rokatia Kleania, Maria Francisca,Jonas Firmino, Gilson Leite, Francisco Neto, Sandra Morais, Sandra Paiva, Ednelvia Alves, Maria Nilsa.
Ações
Elaborar uma proposta de com estratégias criativas de ensino na disciplina de Ciências:
Adquirir materiais de apoio pedagógico para execução da proposta: 10 fitas de áudio e vídeo, 01 esqueleto educativo, 01 torso humano, 02 jogos educativos.


Elaborar uma proposta com estratégias criativas de ensino na disciplina de Língua Portuguesa.
Adquirir materiais de apoio pedagógico para execução da proposta:
>100 cartolinas
>20 canetas hidrocor
>10 fitas de áudio e vídeo
>06 jogos educativos
>40 revistas em quadrinhos
>44 livros paradidáticos



Elaborar uma proposta com estratégias criativas de ensino na disciplina de História.
Adquirir materiais de apoio pedagógico para execução da proposta: 15 fitas de áudio e vídeo, 100 cartolinas, 05 mapas históricos, 10 mini dicionários, 04 jogos educativos, 40 livros paradidáticos.



Elaborar uma proposta com estratégias criativas de ensino na disciplina de Geografia.
Adquirir materiais de apoio pedagógico para execução da proposta:
>20 fitas de áudio e vídeo
>05 mapas
>04 jogos pedagógicos
>01 planetário educativo



Elaborar uma proposta com estratégias criativas de ensino na disciplina de Língua Inglesa .
Adquirir materiais de apoio pedagógico para execução da proposta:
>05 cd’s educativos
>02 jogos pedagógicos
>20 livros paradidáticos




Elaborar uma proposta com estratégias de criativas de ensino na disciplina de Matemática .
Adquirir materiais de apoio pedagógico para execução da proposta:
>05 jogos pedagógicos
>40 mini calculadoras
>10 escalas geométricas
>10 discos de fração
>10 livros paradidáticos



Objetivo estratégico 3 : Melhorar o atendimento e a frequência dos alunos na biblioteca e sala de leitura (R$ 4.645,00)
Líder do Objetivo:
Elenilda Gurgel Marinho de Freitas
Estratégia 3.1 : Adequar a biblioteca e sala de leitura para melhorar as condições de atendimento aos alunos
Meta 3.1.1 : aumentar de 40% para 80%, no mínimo, a frequência dos alunos na biblioteca e sala de leitura.
Gerente do plano de ação: Sebastiana Gurgel Fernandes Neta
Ações
Desenvolver e implementar estratégias de incentivo a leitura,na biblioteca e sala de leitura.
Adquirir materiais de apoio pedagógico , mobiliário e equipamentos necessários:
>04 conjuntos de cadeiras e mesas
>Confecção de 01 armário de madeira
>02 arquivos de aço
>Reparação na rede elétrica e hidráulica
>01 quadro para mural e avisos
>01 quadro branco
>80 livros paradidáticos
Avaliar bimestralmente o desenvolvimento das atividades e registra-los em livro próprio.



MEMBROS DO GRUPO DE SISTEMATIZAÇÃO
Cícero Marinho de Oliveira
Elenilda Gurgel Marinho de Freitas
Genildo Luis Carlos de Morais
Lenilza Jerônimo Alves
Luisa Ione de Morais
Maria da Saúde Pinto Dantas Bezerra
Maria do Socorro de Lima Maia
Rokatia Kleania Lopes Marinho Pinto
Sandra Paiva de Souza Cavalcanti
Sebastiana Gurgel Fernandes Neta

COORDENADORA DO PDE
Cleonice Morais Neta



A IMPORTÂNCIA DE UM BOM PROFESSOR

Estudo da consultoria McKinsey mostra que o bom educador é capaz de melhorar o desempenho do aluno. Da mesma maneira, o professor ruim causa estragos no aprendizado (veja o gráfico).




Estudo da consultoria McKinsey mostra que o bom educador é capaz de melhorar o desempenho do aluno. Da mesma maneira, o professor ruim causa estragos no aprendizado( veja o gráfico).
O cineasta Fernando Meirelles, diretor de Cidade de Deus, é admirador dessa profissão. " O professor tem um papel importantíssimo: instigar. No colegial, tive um mestre que me apresentou Guimarães Rosa e me despertou para o que seria minha vida: o cinema, a criação..."


O BOM PROFESSOR...

Não falta ao trabalho
Não desiste de nenhum estudante
Concentra-se na aprendizagem dos alunos
Planeja as aulas
Mantém uma boa relação com as famílias
Ensina os alunos a estudar
Aprimora seus conhecimentos


Fonte: http://www.educarparacrescer.com.br/

" O BRASIL SÓ MELHORA COM EDUCAÇÃO DE QUALIDADE E VOCÊ TEM TUDO A VER COM ISSO "

quinta-feira, 14 de maio de 2009 0 comentários

5ª OLIMPÍADA BRASILEIRA DE MATEMÁTICA DAS ESCOLAS PÚBLICAS






Coordenada pelo professor e coordenador administrativo e financeiro Cícero Marinho, a EEPGL já foi inscrita na 5ª OBMEP, confirmando assim a participação dos alunos e oportunizando a todos os discentes uma significativa experiência de aprendizagem e ampliação dos saberes adquiridos na escola.
Vale salientar que a EEPGL participou da OBMEP em todas as edições.

ENTREVISTA COM CÍCERO MARINHO

GL- Qual a importância da OBMEP para a aprendizagem dos alunos?
CM- Desperta o raciocínio lógico do aluno, motiva para o estudo da disciplina e desafia o aluno a obter uma boa colocação para a segunda fase.

GL- Quantos alunos vão participar?
CM- Anualmente cadastramos todos os alunos da escola, pois consideramos de grande importância para a aprendizagem. Além de oportunizá-los a conhecerem uma outra forma de avaliação, com questões de múltipla escolha, gabaritos.
No nível 1 (6º e 7ºano do Ensino Fundamental): 139 alunos
No nível 2 (8º e 9ºano do Ensino Fundamental): 136 alunos e,
No nível 3 (1ª, 2ª e 3ª séries do Ensino Médio): 318 alunos.

GL- Como você avalia o desempenho dos alunos na OBMEP?
CM- Nos anos anteriores não foi muito satisfatório. Mas, para 2009, esperamos um melhor desempenho.

GL- Quais ações a escola vai adotar para alcançar um melhor desempenho?
CM- Vamos orientar os professores da disciplina a trabalharem, em sala de aula, com os exercícios disponibilizados no banco de questões da OBMEP.


Banco de Questões já se encontra, também, disponível no site da obmep - http://www.obmep.org.br .


domingo, 10 de maio de 2009 Tags: 0 comentários

DIA DAS MÃES

Escola Estadual Professor Gerson Lopes
Ensino Fundamental e Médio
Ano letivo: 2009
Dia das Mães

>Recepção
. Assinatura no livro de eventos escolares
. Cartão/mimo
> Programação
. Boas vindas
. Mensagem ( Tharcinha e Tamy)
. Mensagem sorteada
. Ação cidadania / Sorteio das senhas para utilização dos serviços
. 15 senhas para escova de cabelo
. 09 senhas para limpeza de pele
. 10 senhas para cortes de cabelo
.15 senhas para aplicação de flúor
.10 senhas para manicure
. Sorteio de brindes
. Lanche
. Encerramento


Apodi-RN, 09 de maio de 2009

















quinta-feira, 7 de maio de 2009 0 comentários

Projeto 18 de maio

ARACELI: SÍMBOLO DA VIOLÊNCIA . por Pedro Argemiro*
Durante mais de três anos, na década de 70, pouca gente ousou abrir a gaveta do Instituto Médico-Legal de Vitória, no Espírito Santo, onde se encontrava o corpo de uma menina de nove anos incompletos. E havia motivos para isso. Além de o corpo estar barbaramente seviciado e desfigurado com ácido, se interessar pelo caso significava comprar briga com as mais poderosas famílias do estado, cujos filhos estavam sendo acusados do hediondo crime. Pelo menos duas pessoas já tinham morrido em circunstâncias misteriosas por se envolverem com o assunto.


Ainda assim, corajosos enfrentavam os poderosos exigindo justiça, tanto que o corpo permanecia insepulto na fria gaveta, como se fosse a última trincheira da resistência. O nome da menina era Araceli Cabrera Crespo e seu martírio significou tanto que o dia 18 de maio - data em que ela desapareceu da escola onde estudava para nunca mais ser vista com vida - se transformou no Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes.




Suspeitas sobre a mãe da menina

Araceli vivia com o pai Gabriel Sanches Crespo, eletricista do Porto de Vitória, a mãe Lola, boliviana radicada no país, e o irmão Carlinhos, alguns anos mais velho que ela. Na casa modesta, localizada na Rua São Paulo, bairro de Fátima, era mantido o viralata Radar, xodó da menina, que o criava desde pequenino. Segundo o escritor José Louzeiro que acompanhou o caso de perto e o transformou no livro "Araceli, Meu Amor" - o nome Radar foi escolhido pela garota "para que o animal sempre a encontrasse". Araceli estudava perto de casa, no Colégio São Pedro, na Praia do Suá, e mantinha urna rotina dificilmente quebrada. Ela saía da escola, no fim da tarde, e ia para um ponto de ônibus ali perto, quase na porta de um bar, onde invariavelmente brincava com um gato que vivia por ali.
No dia 18 de maio de 1973, uma sexta-feira, a rotina de Araceli foi alterada. Ela não apareceu em casa e o pai, num velho Fusca, saiu a procurá-la pelas casas de amigos e conhecidos, até chegar ao centro de Vitória. Nada. A menina não estava em lugar algum. Só restou a Gabriel comunicar a Lola que a filha estava desaparecida e que tinha deixado seu retrato em redações de jornais, na esperança de que fosse, realmente, somente um desaparecimento. No dia seguinte, quando foi ao colégio para conseguir mais informações, Gabriel ficou sabendo que a menina tinha saído mais cedo da escola. De acordo com a professora Marlene Stefanon, Araceli tinha "ido embora para casa por volta das quatro e meia da tarde, como a mãe mandou pedir num bilhete".


Na véspera, Lola tivera uma reação aparentemente normal ao constatar a demora da filha em chegar em casa. Primeiro, ficou enervada; depois, preocupada. No sábado, tarde da noite, sofreu uma crise nervosa e precisou ser internada no Pronto Socorro da Santa Casa de Misericórdia. Ainda no início do processo, acabariam pesando sobre ela fortes suspeitas e graves acusações. Lola foi apontada como viciada e traficante de cocaína, fornecedora da droga para pessoas influentes da cidade e até amante de Jorge Michelini, tio de Dantinho. E mais: ela era irmã de traficantes de Santa Cruz de La Sierra, para onde se mudou tão logo o caso ganhou dimensão, deixando para trás o marido Gabriel e o outro filho, Carlinhos. Não se sabe até onde Lola facilitou ou estimulou a cobiça dos assassinos em relação a Araceli.


O que aconteceu realmente com Araceli Cabrera Crespo talvez nunca se saiba. E talvez, seja bom mesmo não conhecer os detalhes, tamanha é a brutalidade que o exame de corpo delito deixa entrever. A menina foi estupidamente martirizada. Araceli foi espancada, estuprada, drogada e morta puma orgia de drogas e sexo. Sua vagina, seu peito e sua barriga tinham marcas de dentes. Seu queixo foi deslocado com um golpe. Finalmente, seu corpo - o rosto, principalmente - foi desfigurado com ácido. Seis dias depois do massacre da menina, um moleque caçava passarinhos num terreno baldio atrás do Hospital Infantil Menino Jesus, na Praia Comprida, perto do Centro da capital. Mas o que ele encontrou foi o corpo despido e desfigurado de Araceli. Começou, então, a ser tecida uma rede de cumplicidade e corrupção, que envolveu a polícia e o judiciário e impediu a apuração do crime e o julgamento dos acusados por uma sociedade silenciada pelo medo e oprimida pelo abuso de poder.
Dois meses após o aparecimento do corpo, num dia qualquer de julho de 1973, o superintendente de Polícia Civil do Espírito Santo, Gilberto Barros Faria, fez uma revelação bombástica. Ele afirmou que já sabia o nome dos criminosos, vários, e que a população de Vitória ficaria estarrecida quando fossem anunciados, no dia seguinte. Barros havia retirado cabelos de um pente usado por Araceli e do corpo encontrado e levado para exames em Brasília. confirmando que eram iguais.Por que a providência? Até então, havia dúvidas que era de Araceli o corpo que apareceu desfigurado no terreno baldio. Gabriel sabia que era o da filha - ele o reconheceu por um sinal de nascença, num dos dedos dos pés. Mas Lola disse o contrário. Assim que se recuperou, ela foi ao IML reconhecer o corpo e afirmou que não era de sua filha. Louzeiro recorda um outro fato a respeito disso, altamente elucidativo. Certo dia, Gabriel levou o cachorro Radar ao IML só para confirmar, ainda mais sua certeza. Não deu outra: mesmo com a gaveta fechada, animal agiu realmente como um radar, como Araceli premonizara, e foi direto à geladeira onde estava o corpo de sua dona.
PROJETO 18 DE MAIO NO MUNICÍPIO DE APODI-RN

A Secretaria de Promoção e Bem Estar Social do município de Apodi propôs a realização de uma semana de atividades para debater o tema e esclarecer a população apodiense acerca do abuso e exploração sexual infanto juvenil, contando com a adesão das escolas da rede municipal, estadual e privada. Para tanto, capacitou docentes das escolas e estes, multiplicaram o debate junto aos alunos e comunidade escolar.

Na EEPGL, foi realizada uma oficina assim planejada:
OFICINA: PROJETO 18 DE MAIO
DIA NACIONAL DE COMBATE AO ABUSO E A EXPLORAÇÃO SEXUAL INFANTO JUVENIL – PREVENIR PARA PROTEGER

PASSO A PASSO:

TRABALHAR O OBJETIVO DO PROJETO:

· Fornecer instrumentos para que as instituições que compõem a Rede de Atendimento aperfeiçoem o trabalho de prevenção e combate à violência contra crianças e adolescentes, com ênfase para a violência sexual;

· Possibilitar o protagonismo infanto juvenil no que se refere à defesa dos direitos da criança e do adolescente;

· Mobilizar a sociedade para o enfrentamento da violência contra crianças e adolescentes.

DIFERENCIAR ABUSO SEXUAL DE EXPLORAÇÃO SEXUAL

Abuso Sexual – É descrito como toda situação em que uma criança ou adolescente é usado como satisfação sexual de pessoas mais velhas. (pode ser um desconhecido, mas geralmente são pessoas em que confiam – irmãos / irmãs maiores, pessoas, cuidadores, amigos da família, vizinhos, professores, médicos, etc.) Esses contatos podem ocorrer mediante – força, promessas, ameaças, manipulação emocional, enganos ou pressões.

Exploração Sexual – É caracterizada pela relação sexual de criança ou adolescente com adultos, mediada por dinheiro ou “troca de favores”. Essa prática tem sido milenarmente denominada de “prostituição”.

LER E COMENTAR O TEXTO: O CASO ARACELI

· INFORMAR DISQUE DENÚNCIA:

Conselho Tutelar – 3333-2001
SOS Crianças – 0800-842000
CREAS – 3333-3561

· APRESENTAR PROGRAMAÇÃO

· PRODUÇÃO DE TRABALHO RELACIONADOS AO TEMA – SUGESTÕES (cartazes, paródias, poesias, literatura de cordel, danças, etc.)



sexta-feira, 1 de maio de 2009 Tags: 0 comentários

RESULTADOS DO ENEM 2008

O Exame Nacional do Ensino Médio, apresenta dois resultados: a média geral, que corresponde aos inscritos que efetivamente compareceram ao exame e a média com correção de participação, uma projeção dos resultados que seriam obtidos se todos os alunos matriculados nas séries finais do Ensino Médio (3ª e 4ª), conforme declarados no Senso Escolar, tivessem participado do exame.

O Enem 2008, na modalidade regular de ensino, apresentou os seguintes resultados:
>Prova objetiva:41,10
>Média geral: 50,14

>Objetiva com correção: 40,25
>Média geral com correção: 49,45
Em comparação com os resultados divulgados em 2007, observamos uma queda na média nacional pois o Enem 2007 apresentou os melhores resultados dos últimos 5 anos e constatamos que os alunos da rede particular de ensino ainda apresentam desempenho superior aos alunos da rede pública.
O Rio Grande do norte apresentou as seguintes médias:

#Modalidade: Ensino Médio Regular
#Prova objetiva: 37,15
#Média geral: 46,85#Objetiva com correção: 36,39
#Média geral com correção: 46,21
Em nosso município, na modalidade regular de ensino, os dados são estes:
#Prova objetiva: 33,29
#Média geral: 44,97

#Objetiva com correção: 32,60
#Média geral com correção:44,35
REDE PARTICULAR DE ENSINO
COLÉGIO LUZ PEQUENO PRÍNCIPE
#Modalidade: Ensino Médio Regular
#Matrículas: 21
#Participantes: 20
#Prova objetiva: 46,27
#Média geral: 56,88

#Objetiva com correção: 46,21
#Média geral com correção: 56,84
COLÉGIO NOSSA SENHORA DA CONCEIÇÃO
#Modalidade: Ensino Médio Regular
#Matrículas: 20
#Participantes: 15
#Prova objetiva: 39,67
#Média geral: 47,70

#Objetiva com correção: 39,46
#Média geral com correção: 47,53
REDE PÚBLICA
ESCOLA ESTADUAL PROFESSOR ANTONIO DANTAS
#Modalidade: Ensino Médio regular
#Matrículas: 380
#Participantes: 167
#Prova objetiva: 32,14
#Média geral: 44,42

#Objetiva com correção: 31,76
#Média geral com correção: 44,07
ESCOLA ESTADUAL PROFESSOR GERSON LOPES
#Modalidade: Ensino MédioRegular
#Matrículas: 87
#Participantes: 50
#Prova objetiva: 32,85
#Média geral: 44,14
#Objetiva com correção: 32,56
#Média geral com correção: 43,88
ESCOLA ESTADUAL MARIA ZENILDA GAMA TORRES
#Modalidade: Ensino Médio Regular
#Matrículas: 109
#Participantes: 60
#Prova objetiva: 31,58
#Média geral: 43,18

#Objetiva com correção: 31,28
#Média geral com correção: 42,92
ESCOLA ESTADUAL SEBASTIÃO GOMES DE OLIVEIRA
#Modalidade: Ensino Médio Regular
#Matrículas: 19
#Participantes: 13
#Prova objetiva: 30,28
#Média geral: 42,35
#Objetiva co correção: 30,07
#Média geral com correção: 42,15
Observando os resultados acima verificamos que Apodi confirma a realidade brasileira: o desempenho superior dos alunos da rede privada; Congratulamos o Colégio Luz Pequeno Príncipe pelo bom desempenho e, vale a pena destacar que, continuamente, a escola tem se apresentado acima da média nacional; Preocupante mesmo foi o desempenho do Colégio Nossa Senhora da Conceição que em 2008 apresentou uma queda de mais de 10 pontos em relação a média de 2007; Outro aspecto relevante está expresso no número de matrículas X participantes da rede estadual, que apresenta uma significativa diferença, seja porque os alunos não compareceram ao exame ou porque já se evadiram da escola. Ressaltamos ainda que, se no Enem 2007 Apodi estava acima da média nacional, nesta edição, Apodi obteve resultado oposto.
Com relação a EEPGL, mesmo estando abaixo da média brasileira, estamos satisfeitos com os resultados pois, em 2006 e 2007 amargamos a última posição no ranking municipal, porém, em 2008, dentre as 06 escolas do município obtivemos a quarta posição e na média da prova objetiva, só perdemos para as escolas da rede privada. São pequenas conquistas que nos motivam a um maior empenho/compromisso com os nossos educandos .