sábado, 28 de março de 2009 1 comentários

PARA GOSTAR DE LER / A GATA APAIXONADA

Criar um momento de leitura prazerosa, sem compromisso com fichamentos e resumos é o próposito deste espaço, cujo título não tem nada de original: é o nome de uma coleção de livros publicada pela Editora Ática, bem como, o conto abaixo foi publicado na revista Nova Escola, edição 193, de junho/2006.

Apreciem sem moderação!


A GATA APAIXONADA




Quando perguntam como é que eu consegui sair com a Carla, eu respondo que foi por causa do Aldemir Martins. O pintor famoso. Eu estava, tranquilo, estudando. Juro. Lá pelas 3 da tarde o telefone tocou. Era ela, a vizinha da casa 3. A mãe morreu há uns quatro anos. O pai é superciumento, não a deixa sair de casa nunca.

_Oi, Rodrigo... Você tem um gato grande, malhado?
_Tenho. O nome dele é Sorvete.
_Sorvete?

_Quando a gente encosta a mão, ele se derrete todo.

_Ele briga com a minha gata, a Tati. Já aconteceu várias vezes. Acho que é ciúme.

_De outro gato?

_Não. De um quadro. Uma pintura. Do Aldemir Martins.

Dez minutos depois eu estava na sala da casa dela. Só nós dois.

_Você vai ver -ela disse. É sempre na mesma hora. Já ouviu falar do Aldemir Martins?

_Já. É um pintor famoso pra caramba. Mora aqui em São Paulo.

_Morava. Morreu há pouco tempo. Minha mãe era apaixonada pela pintura dele. Ele ilustrava livros, revistas, jornais... Pintava cangaceiros, galos, passarinhos, peixes...

_Tô sabendo.
_ Desenhava até rótulos de maionese, de vinho... Minha mãe comprava tudo que podia. A gente comia em pratos desenhados por ele, tinha lençois, tapetes, cortina de banheiro...

Carla me levou pra um canto da sala. Em cima de uma imitação de lareira, havia uma tela do Aldemir Martins, pequena, com o desenho de um gato. Um gato gordo, vermelho e azul, um focinho enorme, mostrando as garras, sedutor, os olhos verdes calmos, hipnóticos.

_Minha mãe adorava esse quadro.

Então ela me puxou pra trás de uma cortina pesada, que cobria a vidraça que dava pro jardim. Tati entrou na sala. Pulou pro beiral da falsa lareira e parou em frente ao quadro, olhando pro gato pintado. Ficamos assim uns 20 minutos, escondidos, calados. Até que ele apareceu. O velho Sorvete. O gato mais descolado do pedaço. Veio gingando, passou entre os móveis, parou na frente da lareira, olhou pro alto, e não gostou nada do que viu. Carla segurou no meu braço. Sorvete pulou pro beiral. Briga de gato é mais rápido que videogame. Tati pulou, atravessou uma janela aberta e fugiu pro jardim, com o Sorvete atrás.

_Minha mãe dizia que um artista é capaz de recriar a vida. Se Deus existe, com certeza é um artista. Mas acho que você vai ter de trancar o Sorvete em casa, Rodrigo.

Não gostei daquilo.

_Não, Carla. A gente encontra outro jeito. Pra mim as pessoas, os bichos, qualquer coisa que se mexa... tem de ter liberdade. Tem de ter uma janela aberta.

_Mas o Sorvete é meio selvagem...

_Isso. É assim que eu gosto dele. Eu também sou meio selvagem. Sabe o que eu faço? Eu como o tomate inteiro. Eu não fico esperando a minha mãe partir e colocar na salada!

Ela riu. Não sei de onde eu tirei essa história do tomate. Aí me empolguei, e ia dar mais exemplos de como eu era selvagem, mas a cortina abriu de repente e o pai dela apareceu. O cara ficou nervoso, quase chamou a polícia, mas depois a gente explicou, ele se arrependeu e acabou até deixando a filha sair comigo. Eu e a Carla estamos namorando. Juro.


Conto de Ivan Jaf/Ilustrado por Andrea Ebert

SOBRE ALDEMIR MARTINS

O artista plástico Aldemir Martins nasceu em Ingazeiras, no Vale do Cariri, Ceará em 8 de novembro de 1922. A sua vasta obra, importantíssima para o panorama das artes plásticas no Brasil, pela qualidade técnica e por interpretar o “ser” brasileiro, carrega a marca da paisagem e do homem do nordeste.

Algumas obras



Pássaro


Cangaceiro

O gato vermelho


Saiba +: http://www.pinturabrasileira.com.br/


quinta-feira, 19 de março de 2009 0 comentários

FELICIDADE: PASSEI NO VESTIBULAR!


Eles estudaram na EEPGL do 6º ano do Ensino Fundamental à 3ª série do Ensino Médio e agora temos a imensurável alegria de parabenizá-los pela aprovação no vestibular:


Josué Sizenando Neto/Gestão Ambiental/UERN


Sheila Beatriz da Silva Fernandes/Pedagogia /UERN



Felipe Natan/Ciências e Tecnologia/UFERSA

Ressaltamos ainda a aprovação de:


Antonio de Sousa Fernandes/Ciências Econômicas/UERN

(Amigo: só achamos seu avatar! Mas VALE!)


Thayse Marielle/Nutrição/UNP

E da aluna Antonia Maria da Conceição Lima/Pedagogia/UERN.

PARABÉNS! Que a dedicação e a responsabilidade sejam marcas registradas de vocês enquanto alunos e futuros profissionais.

terça-feira, 17 de março de 2009 0 comentários

HORA DO PLANETA

Sábado 28 de março, às 20H30, toda população terrestre está sendo convidada a apagar as luzes da sala por 60 minutos. A corrente global é uma iniciativa da organização WWF-Brasil e objetiva incentivar uma reflexão planetária sobre as mudanças climáticas e suas graves consequências no planeta azul.
Para participar é simples:
>Apague as luzes da casa às 20H30 e só torne a acendê-las às 21H30;
>Divulgue a "HORA DO PLANETA" para seus vizinhos e amigos.
É importante que o maior número de brasileiros participe desse movimento como forma de demonstrar preocupação com o aquecimento global e disponibilidade para adotar novas atitudes e hábitos de vida que possam amenizar essa problemática.
Cadastre-se no site http://www.wwf.org.br/ e descubra outras formas de contribuir com a causa ambiental.

domingo, 15 de março de 2009 0 comentários

Dia da Escola

No calendário cultural brasileiro consta duas datas dedicadas ao Dia da Escola: 15 e 19 de março. Mas, que fazer? Celebrar? Afinal são 200 dias letivos garantidos pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação(LDB). No entanto vivemos um momento de grandes desafios: as aulas paralisadas pela greve, a desvalorização dos profissionais da educação e o descaso com suas reivindicações, os preocupantes índices de aprendizagem e evasão escolar, dentre outros! Talvez não pensemos em celebrar antes, em unir forças para enfrentar/superar essa realidade.
No "Dia da Escola", vamos refletir e assumir o compromisso "TODOS PELA EDUCAÇÃO":

O Todos Pela Educação é uma aliança da sociedade civil, da iniciativa privada e de gestores públicos da educação, com o próposito de mobilizar e comprometer o Brasil para que até 2022, no bicentenário da independência, todas as crianças e jovens tenham acesso a uma Educação Básica de qualidade.


Educação é poder.
É poder ler o que está à nossa frente.
Poder escrever nossa história.
Poder decidir nossos passos.
Poder ensinar a pensar.
Poder entender o mundo e saber mudá-lo.
Educação é poder crescer.


Um país ignorante não tem poder.
É escravo de si mesmo, condenado
eternamente à dependência.
Só a educação liberta.
Uma educação de qualidade para todos
os brasileiros, sem exceção.
Cada um de nós precisa se comprometer com
as 5 metas da Educação para que em
7 de setembro de 2022, o Brasil
possa comemorar a verdadeira independência.

Isto não é uma sonho. É um compromisso:
TODOS PELA EDUCAÇÃO.


METAS

Em 7 de setembro de 2022:
1- todas as crianças e jovens de 4 a 17 anos estarão na escola;
2- toda criança de 8 anos saberá ler e escrever;
3- todo aluno aprenderá o que é apropriado para sua série;
4- todos os alunos vão concluir o Ensino Fundamental e o Médio;
5- o investimento na educação básica será garantido e bem gerido

É isso que a escola precisa: que cada um faça sua parte. Que cada um de nós assuma a responsabilidade que nos cabe enquanto educador, aluno, pais, governante, empresário, cidadão. Para saber mais acesse o site www.todospelaeducacao.org.br e veja como colaborar. Assuma o compromisso TODOS PELA EDUCAÇÃO.

domingo, 8 de março de 2009 1 comentários

DIA INTERNACIONAL DA MULHER

♀ ORIGEM

O Dia Internacional da Mulher foi criado em homenagem a 129 operárias que morreram queimadas numa ação da polícia para conter uma manifestação ocorrida numa fábrica de tecidos. Essas mulheres estavam pedindo a diminuição da jornada de trabalho de 14 para 10 horas por dia e o direito à licença-maternidade. Isso aconteceu em 8 de março de 1857, em Nova Iorque, nos Estados Unidos.
MULHERES

♀ A MULHER QUE MUDOU A HISTÓRIA
Eva, a mãe de todos os viventes
Adão recebeu a tarefa de supervisionar toda a criação, mas Deus declarou que não era bom que ficasse sozinho. De sua costela criou a mulher e apresentou como esposa para Adão. Eva não foi uma idéia tardia ou repentina mas, uma parte indispensável do plano de Deus. Tanto Adão quanto Eva foram criados "à imagem e semelhança de Deus", colocados no mundo para cuidar de todas as coisas que ele colocou sob seu domínio. A pureza e a inocência foram quebradas quando a serpente entrou em cena. Eva escolheu acreditar na mentira de Satanás. Ela era livre para colocar sua vontade acima da de Deus e o fez. Quando ofereceu o fruto a seu marido, ele também desobedeceu.
O casal, cheio de culpa, escondeu-se de Deus e teceu para si roupas de folhas de figueira para cobrir sua nudez. Eles não apenas quebraram o seu relacionamento com Deus, mas também o relacionamento entre si e com todas as gerações futuras, além da natureza sobre a qual deveriam dominar.
Deus amaldiçoou a serpente e a terra por culpa do homem e profetizou tristeza, trabalho pesado e morte para o primeiro casal. Para a mulher, dor na gestação e ao dar à luz, e em seu relacionamento com o marido, ela apresentaria resistência à sua liderança na mediada em que seu papel de líder também iria se distorcendo(Gn 3,16).
Expulsa de seu agradável lar, Eva concebeu e deu à luz dois filhos. Sua alegria com o nascimento deles foi transformada em dor, como predito por Deus. Caim assassinou Abel, seu irmão, desafiando a ordem de Deus quanto as ofertas e tornando-se fugitivo e errante pela terra. Eva ficou sem filhos até que a graça de Deus, mais uma vez, a visitou, dando-lhe outro filho: Sete, que gerou Enos e daí se começou a INVOCAR O NOME DO SENHOR.
Eva permanece como um arquétipo do sexo feminino. Mesmo tendo sido criada à imagem de Deus(Gn 1,27), exerceu sua vontade ao desobedecer ao Criador(Gn 3,6), ousando desafiar sua autoridade. Desobediência não é, em si, um motivo, mas pressupõe um motivo. Sua tentação não foi a de meramente desobedecer mas, a de agir à sua maneira ou de obter o que desejava. A voz de Eva é como um aviso vindo de tempos antigos a toda mulher para que siga o caminho da obediência. Ressoa como uma nota de esperança quando a mulher falha; ela encontra a justiça de Deus, mas também experimenta a sua graça.(A Bíblia da Mulher)


♀ A MULHER NA ARTE DE CLÉDSON TARGINO



♀ A MULHER NA POESIA DE VINÍCIUS

Receita de mulher
As muito feias que me perdoem mas beleza é fundamental.
É preciso que haja qualquer coisa de flor em tudo isso.
Qualquer coisa de dança, qualquer coisa de haute couture em tudo isso
(ou então, que a mulher se socialize elegantemente em azul, como na República Popular Chinesa).
Não há meio-termo possível.
É preciso que tudo isso seja belo.
É preciso que súbito tenha-se a impressão de ver uma garça apenas pousada
e que um rosto adquira de vez em quando
essa cor só encontrável no terceiro minuto da aurora.
É preciso que tudo isso seja sem ser,
mas que se reflita e desabroche no olhar dos homens.
É preciso, é absolutamente preciso,
que seja tudo belo e inesperado.
É preciso que umas pálpebras cerradas lembrem um verso de Éluard
e que se acaricie nuns braços alguma coisa além da carne:
que se os toque como no âmbar de uma tarde.
Ah, deixai-me dizer-vos:
Que é preciso que a mulher que ali está como a corola ante o pássaro
Seja bela ou tenha pelo menos um rosto que lembre um templo.
E seja leve como um resto de nuvem: mas que seja uma nuvem
com olhos e nádegas.Nádegas é importantíssimo.
Olhos então nem se fala, que olhe com certa maldade inocente.
Uma boca fresca (nunca úmida!) é também de extrema pertinência.
É preciso que as extremidades sejam magras;
que uns ossos despontem, sobretudo a rótula no cruzar das pernas,
e as pontas pélvicas no enlaçar de uma cintura semovente.
Gravíssimo é porém o problema das saboneteiras:
uma mulher sem saboneteiras é como um rio sem pontes. Indispensável.
Que haja uma hipótese de barriguinha, e em seguida,
a mulher se alteie em cálice,
e que seus seios sejam uma expressão greco-romana,
mais que gótica ou barroca
e possam iluminar o escuro com uma capacidade mínima de cinco velas.
Sobremodo pertinaz é estarem a caveira e a coluna vertebral
levemente à mostra; e que exista um grande latifúndio dorsal!
Os membros que terminem como hastes, mas que haja um certo volume de coxas
E que elas sejam lisas, lisas como a pétala e cobertas de suavíssima penugem
no entanto, sensível à carícia em sentido contrário.
É aconselhável na axila uma doce relva com aroma próprio.
Apenas sensível (um mínimo de produtos farmacêuticos!).
Preferíveis sem dúvida os pescoços longos
de forma que a cabeça dê por vezes a impressão
de nada ter a ver com o corpo, e a mulher não lembre
flores sem mistério.
Pés e mãos devem conter elementos góticos discretos.
A pele deve ser frescas nas mãos, nos braços, no dorso, e na face
mas que as concavidades e reentrâncias tenham uma temperatura nunca inferior a 37 graus centígrados, podendo eventualmente provocar queimaduras do primeiro grau.
Os olhos, que sejam de preferência grandes
e de rotação pelo menos tão lenta quanto a da Terra;
e que se coloquem sempre para lá de um invisível muro de paixão
que é preciso ultrapassar.
Que a mulher seja em princípio alta
ou, caso baixa, que tenha a atitude mental dos altos píncaros.
Ah, que a mulher dê sempre a impressão de que se fechar os olhos
ao abri-los ela não estará mais presente com seu sorriso e suas tramas. Que ela surja, não venha; parta, não vá.
E que possua uma certa capacidade de emudecer subitamente
e nos fazer beber o fel da dúvida.
Oh, sobretudo que ela não perca nunca, não importa em que mundo,
não importa em que circunstâncias,
a sua infinita volubilidade de pássaro;
e que acariciada no fundo de si mesma
transforme-se em fera sem perder sua graça de ave;
e que exale sempre o impossível perfume;
e destile sempre o embriagante mel;
e cante sempre o inaudível canto da sua combustão;
e não deixe de ser nunca a eterna dançarina do efêmero;
e, em sua incalculável imperfeição,
constitua a coisa mais bela e mais perfeita de toda a criação inumerável.
♀ A MULHER NA MÚSICA BRASILEIRA
Malandragem
Composição: Cazuza/Frejat
Quem sabe eu ainda sou uma garotinha
Esperando o ônibus da escola sozinha
Cansada com minhas meias 3/4
Rezando baixo pelos cantos
Por ser uma menina má
Quem sabe o príncipe virou um chato
Que vive dando no meu saco
Quem sabe a vida não é só sonhar
Eu só peço a Deus
um pouco de malandragem
Pois sou criança e não conheço a verdade
Eu sou poeta e não aprendi a amar
Bobeira é não viver a realidade
E eu ainda tenho uma tarde inteira
Eu ando nas ruas, eu troco um cheque
Muda uma planta de lugar
Dirijo meu carro
Tomo o meu pileque
E ainda tenho tempo pra cantar
A todas as mulheres, de todas as idades, nossa sincera homenagem e nossos votos de que sejam respeitadas e valorizadas nas alegrias e tristezas, desafios e vitórias do cotidiano.

quinta-feira, 5 de março de 2009 Tags: 0 comentários

IDEB 2009

O IDEB - Índice de Desenvolvimento da Educação Brasileira- foi criado no ano de 2007 pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira(INEP), com o objetivo de avaliar a aprendizagem e o fluxo( idade escolar) das escolas brasileiras e ainda, auxiliar na elaboração/execução das políticas educacionais.
O IDEB é calculado a cada dois anos e expresso através de notas que variam de zero a dez . Para obtenção dessa nota, são utilizados dois instrumentos:
>a taxa de rendimento escolar
(aprovação/reprovação/abandono)
>as médias de desempenho nos exames padronizados aplicados pelo INEP
(Prova Brasil/SAEB)
Atualmente o IDEB nacional é 4,2 porém, a proposta é atingir 6,0 que corresponde a média dos países desenvolvidos que oferecem um ensino de qualidade. A média 6,0 deverá ser atingida no ano de 2022, quando o Brasil irá comemorar o bicentenário da Independência.
Cada estado, município, escola tem a sua média e, de 19 à 30 de outubro de 2009, será aplicada a Prova Brasil, que avaliará o desempenho dos alunos de 5º e 9º ano do Ensino Fundamental e 3ª série do Ensino Médio nas disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática e os resultados serão utilizados para o cálculo do IDEB.
Confira o resultado atual e as projeções da EEPGL no Ensino Fundamental:
IDEB OBSERVADO
2005 > 2,6
2007 > 2,6
METAS PROJETADAS
2009 > 2,9
2011 > 3,2
2013 > 3,7
2015 > 4,1
2017 > 4,4
2019 > 4,7
2021 > 4,9
Infelizmente, ficar abaixo das projeções é uma realidade não apenas da EEPGL mas, da Região Nordeste, que só conseguirá atingir a média alguns anos depois da data prevista para a nação brasileira. Apesar de desanimador, com esforço e dedicação é possível superar as metas estipuladas e melhorar os resultados.

quarta-feira, 4 de março de 2009 0 comentários

GREVE

Hoje teve início a paralisação das aulas na EEPGL e demais escolas estaduais de Apodi. Após participarem de assembléia promovida pelo SINTE, os profissionais da educação aderiram ao movimento já iniciado na capital Natal em 02/03.
Na pauta das reivindicações:
>Piso/Reposição salarial;
>Promoções do magistério;
>Implantação de um plano de carreira
A greve é por tempo indeterminado.

segunda-feira, 2 de março de 2009 Tags: 0 comentários

1º DIA DE AULA

1º dia de aula é sempre assim: galerinha agitada, querendo chegar cedo e tomar posse da "cadeira da frente", conquistar novas amizades, rever amigos, a ansiedade de estudar em uma escola nova... são tantos sentimentos que motivam os alunos e transformam a monotonia de uma escola em férias numa escola movimentada, barulhenta, alegre. Hoje foi assim! Crianças e jovens correndo, brincando,trocando abraços e beijinhos de saudades... são eles, nossos queridos alunos e alunas que voltaram para estudar, aprender, crescer!
Aqui, fica o registro de alguns momentos e o nosso cordial SEJAM BEM VINDOS!
Genildo Luis, diretor, sempre recebendo os alunos de maneira afetuosa. Diariamente!


Primeiro passo: identificar a turma/sala de estudos.
Prof.ª Rokatia trabalhando uma dinâmica de integração.


Alunas caprichando nos trabalhos!
Cláudia Coriolano: amo a EEPGL! Todos daqui cabem no meu coração!

Afinal, nos ensina o poeta Jóse Paulo Paes:
"ESCOLA É O LUGAR QUE A GENTE VAI QUANDO NÃO ESTÁ DE FÉRIAS"